Publicidade
Entretenimento
Vida

‘SoundCloud’ : a rede social do momento

Comunidade social permite a usuários “subir” músicas próprias e descobrir outros artistas, bandas e podcasters  03/02/2013 às 14:18
Show 1
‘SoundCloud’ : a rede social do momento
Mellanie Hasimoto ---

Que Facebook, Twitter e Instagram o quê! A rede social do momento não tem nada de compartilhar piadinhas batidas, fofocas sobre a vida alheia ou fotos editadas com 300 filtros para disfarçar a falta de talento. O SoundCloud tem mais a ver com produzir, compartilhar e promover conteúdo de qualidade – no caso, música – além de descobrir novos artistas e sons. Em Manaus, muitos artistas como o DJ Pedro Gaioto, a banda Ayahuasca, e até mesmo os bois Garantido e Caprichoso utilizam a ferramenta para promover seu trabalho.

Criado na Suécia, mas estabelecido na Alemanha, em 2007, o SoundCloud (lê-se ‘saundcláud’) surgiu da ideia de dois amigos, que queriam compartilhar arquivos de música entre si. O serviço, entretanto, evoluiu para uma ferramenta de publicação de arquivos e permite também que os artistas distribuam seus álbuns.

Qualidade

Existem centenas de redes sociais para diversas finalidades, mas o SoundCloud é para a música o que o Vimeo é para os audiovisual e o Flickr é para a fotografia: garantia de conteúdo com qualidade (em sua maioria, claro que existem exceções).

O DJ Pedro Gaioto (soundcloud.com/djpedrogaioto) conta que, por conta de seu trabalho, precisava de um lugar para mostrar o que produzia, e encontrou no site a ferramenta ideal, mesmo porque também acabou descobrindo muito mais. “Acho que 90% dos sets que produzo vêm de algo que pesquisei no site mesmo. O SoundCloud é uma referência e é bem fácil de usar”, completou.

Estratégia

Apps e widgets – além de permitir que os artistas façam o upload de suas músicas em URLs individuais – são considerados pontos de destaque entre os usuários. A possibilidade de adicionar “timed comments”, que permitem aos usuários comentarem em determinada parte da faixa, também é uma característica que atrai quem utiliza o serviço.

O boi Caprichoso (soundcloud.com/caprichoso-demo2013) é outro que utiliza os serviços do SoundCloud. “O Caprichoso está presente em grande parte das redes sociais. Utilizamos o SoundCloud de forma estratégica, para divulgarmos as letras e toadas do nosso boi. Além disso, postamos informações, os spots para os torcedores que não escutam rádio. É uma estratégia de promoção”, acrescentou o presidente do Movimento Marujada, Keynes Breves. O perfil do Garantido é soundcloud.com/garantido.