Publicidade
Entretenimento
Vida

Suporte biovascular promete revolucionar tratamento de doenças do coração

O ABSORB, que tem por objetivo revolucionar o tratamento da doença arterial coronariana, tem propriedade similares a um stent metálico, restaurando o fluxo sanguíneo para o coração. O que o diferencia de um stent é que o ABSORB se dissolve no organismo, tratando a artéria e deixando suas funções e movimentos livres, dispensando um dispositivo metálico permanente 19/11/2012 às 10:11
Show 1
O objeto é similar a um pequeno tubo com ramificações
acritica.com Manaus, AM

O Brasil está em estudo internacional para receber o primeiro suporte biovascular absorvível, chamado de ABSORB. O suporte biovascular já está disponível em 30 países e tem por objetivo revolucionar o tratamento da doença arterial coronariana.  

O ABSORB, desenvolvido pela Abott Vascular, é produzido com ácido poliláctico, um material naturalmente bioabsorvível, sempre utilizado em implantes médicos, como suturas. O recurso já está em países da Ásia, da América Latina e na Europa tem propriedade similares a um stent metálico, restaurando o fluxo sanguíneo para o coração. O que o diferencia de um stent é que o ABSORB se dissolve no organismo, tratando a artéria e deixando suas funções e movimentos livres, dispensando um dispositivo metálico permanente.

Dentre os benefícios gerados pelo ABSORB após o tratamento da artéria estão a redução de medicação antiobstrutiva, a expansão e contração da artéria quando é necessário aumentar o fluxo sanguíneo para o coração em resposta a atividades do dia a dia, e a realização de novas intervenções em artérias livres de implantes permanentes, se preciso for.

O médico Patrick W Serruys, Professor de Cardiologia Intervencionista do Thoraxcentre, do Hospital Universitário Erasmus, de Rotterdam, na Holanda, ressaltou mais adjetivos em relação ao lançamento.

“Esta inovação representa um verdadeiro paradigma que muda a forma como nós tratamos doença arterial coronariana.  Com o lançamento de Absorb, um suporte que desaparece depois de cumprir sua tarefa é uma realidade; não mais um sonho. Os pacientes estão bastante entusiasmados com Absorb,  que permite que os vasos sanguíneos retornem a um estado mais natural e aumentem as opções de diagnóstico e tratamento por longo prazo”, lembrou o médico. O objeto é similar a um pequeno tubo com ramificações.

No Brasil

Três centros nacionais de pesquisa fazem parte da expansão de estudo inicial, para trazer o ABSORB ao Brasil, como o Instituto Dante Pazzanese, Hospital Israelita Albert Einstein (ambos em São Paulo) e Instituto de Cardiologia do Triângulo Mineiro (Uberlândia, MG). Quem coordena a etapa da pesquisa internacional é o médico brasileiro Alexandre Abizaid, do Instituto Dante Pazzanese. O suporte biovascular ainda não está em comercialização no Brasil.

Doença arterial coronariana

A principal causa de mortes entre mulheres e homens de todo o mundo centra-se nas doenças cardíacas. A doença arterial coronariana é a mais comum das doenças cardíacas. As doenças arteriais coronarianas ocorrem quando as artérias que suprem o coração de sangue se tornam estreitas ou bloqueadas, causando dor no peito, ou dificuldade de respiração, e maior risco de ataques cardíacos.