Publicidade
Entretenimento
TEATRO AMAZONAS

Teatro Amazonas recebe neste domingo (17) ‘Noite das Quadrilhas Juninas Campeãs’

Apresentação vai reunir a campeã nacional Caipira na Roça e as campeãs das Categorias Ouro e Prata do Festival Folclórico do Amazonas 15/09/2017 às 18:07
Show quadrilha caipira na ro a foto ione moreno proa image press
Foto: Divulgação/Ione Moreno
acritica.com

A tradição festiva típica da época junina anima o Teatro Amazonas com a “Noite das Quadrilhas Juninas Campeãs”, neste domingo (17), a partir das 19h. Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, o evento gratuito vai reunir a Caipira na Roça, recentemente consagrada no Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, em São Luís (MA), e JAQ na Roça e Olinda na Roça, respectivas campeãs das categorias Ouro e Prata do Festival Folclórico do Amazonas.

A animação da noite começa já no hall do Teatro Amazonas, onde pares das três quadrilhas estarão reunidas para receber os espectadores, além dos bonecos da Olinda na Roça, que evocam os mamulengos típicos dos festejos de Olinda (PE). A quadrilha campeã da Categoria Prata do Festival Folclórico também abre a festança no palco, que segue com a JAQ na Roça, campeã da Categoria Ouro, e se encerra com a Caipira na Roça, campeã nacional. Cada grupo fará apresentação com duração de 30 minutos.

A “Noite das Quadrilhas Juninas Campeãs” será o primeiro espetáculo voltado inteiramente às quadrilhas juninas no Teatro Amazonas, num novo marco para a casa lírica amazonense, que atualmente comemora seus 120 anos de inauguração. “Para nós, o importante é ter o Teatro Amazonas aberto a todas as manifestações artísticas e culturais, da ópera ao folclore”, assinala o secretário de Cultura, Robério Braga.

Presidente da Caipira na Roça, Marcio Oliveira Soares assinala o momento único representado pelo espetáculo. “Sempre foi anseio não só das quadrilhas, mas dos folcloristas em geral, ter a oportunidade de adentrar o Teatro Amazonas”, afirma ele, conhecido entre os quadrilheiros também como Marcio Caipira. “Creio que este está será um marco para a cultura popular, e o início de um novo período de mudanças para o nosso Festival, nossa cultura e nosso folclore”.

Festejo no palco

Em sua apresentação no Teatro Amazonas, a Caipira na Roça vai exibir um pouco da alegria e da tradição junina que levaram o grupo à conquista do título nacional, no final do mês passado. Para a viagem a São Luís, o grupo contou com apoio da Secretaria de Cultura no custeio de passagens para os pares. A quadrilha não esconde a expectativa para subir ao palco do Teatro no domingo.

“Na década de 1990 fizemos uma apresentação com três pares no Teatro, que durou só alguns minutos. Agora vamos levar de 24 a 28 pares para uma apresentação na íntegra, o que para a gente é um motivo de orgulho, por ser um momento marcante para nós e para a cultura popular do nosso Estado”, destaca Marcio Caipira.

A quadrilha campeã leva ao público apresentação com seu tema deste ano, “De chitas, retalhos e fitas”. A temática, concebida e escrita por Marcio, trata do resgate da essência e da tradição das quadrilhas juninas. “Explorei com esse tema a ideia de que muitas quadrilhas vêm perdendo suas essências e se corrompendo por vitórias. É um tema que fala de resgatar a tradição das quadrilhas de dançar de chita e retalhos, e esquecer dos brilhos, que vem transformando os grupos num verdadeiro Carnaval”, diz.

Atual campeã do Festival Folclórico do Amazonas, a JAQ na Roça vai levar ao Teatro 24 pares de quadrilha, para uma apresentação com o tema “No sonho de uma criança, a fantasia é realidade”. Com 19 anos de história, a quadrilha surgida na Pastoral da Juventude da Igreja Católica São João Maria Vianney, no bairro Ouro Verde, disputa desde 2006 no Festival Folclórico estadual, do qual é tricampeã e atual campeã.

Debutando no palco da Teatro, a JAQ na Roça promete fazer um espetáculo à altura da casa. “Nossa expectativa é enorme, sobretudo, pelo privilégio de podermos dançar no palco de um dos teatros mais importantes do mundo. Portanto, estamos nos preparando para fazermos valer o convite e a oportunidade única”, declara o presidente da quadrilha, Paulo Sergio Lima dos Santos Junior. “Estamos muito felizes pelo convite da Secretaria à nossa quadrilha, e queremos fazer a melhor apresentação possível”.

*Com informações da assessoria de imprensa