Publicidade
Entretenimento
Dia Mundial do Autismo

Teatro Amazonas vai ficar azul em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

O fim de semana vai contar com programação especial para lembrar data que serve de momento para conscientização sobre transtorno 29/03/2012 às 17:10
Show 1
Teatro vai ganhar iluminação azul dentro de programação do Dia Mundial
acritica.com Manaus

Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (02 de abril), a partir desse sábado (31), o mais expressivo cartão postal do Centro Histórico de Manaus, o Teatro Amazonas, receberá iluminação azul, considerada a cor do autismo. Para brindar a data, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, preparou uma programação especial para este sábado(31) e domingo (01).

No sábado, as atividades iniciam às 17h, no Centro Cultural Largo de São Sebastião, onde vão ser realizadas oficinas de pintura, brincadeiras de roda, amarelinha, pula corda, pintura corporal. As crianças também serão convidadas a participar de uma viagem ao mundo mágico dos contos com os contadores de histórias.

A programação continua no domingo, a partir das 16h45, com a visita teatralizada “Hévea Maria” no Teatro Amazonas. Após o tour pelas dependências do teatro, as crianças assistem a peça “Brincadeiras”, da Cia. de Teatro Metamorfose, premiado no 7° Festival de Teatro da Amazônia como Melhor Espetáculo Infantil. O texto é do dramaturgo Raimundo Matos de Leão e direção de Socorro Andrade.

“Brincadeiras” coloca em cena uma trupe de atores saltimbancos que vive de cidade em cidade, contando histórias, farsas e cenas graciosas. Transformando tudo em cor, som, formas e movimentos. O espetáculo passa do folclore ao teatro e do teatro a poesia com boas doses de humor. “Cada nova história é mais engraçada que a anterior, do papagaio da vó Rosinha que foge de camisola para dançar o boi bumbá a cena da Revolta dos Bonecos. Tudo é mágico e diversão”, explica Andrade.

“O conjunto de ações foi todo programado e adaptado pensando na sensibilidade das crianças e jovens autistas, que são sensíveis a flash, iluminação muito forte, barulho muito alto. Ano passado o evento foi um sucesso, momento de confraternização e diversão entre as crianças e as famílias, e para este ano esperamos um público ainda maior”, ressalta a secretária executiva da Secretaria de Cultura, Elizabeth Cantanhede.

O objetivo da semana do autismo é chamar a atenção da sociedade para a síndrome que atinge mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. O dia 2 de abril foi decretado como dia do autismo pela Organização das Nações Unidas, em 2008.