Publicidade
Entretenimento
Laser melasma

Tecnologia ajuda a renovar pele e a combater o melasma

Máquina de laser traz à cidade tratamento para o melasma, mais conhecido popularmente como mancha de pele 14/08/2012 às 13:11
Show 1
Tratamento com nova tecnologia chega a Manaus
Anna Batista Manaus

O laser mais vendido nos Estados Unidos, em 2011, acaba de chegar à cidade. Exclusivo na Clínica da Dra. Montaha, o Spectra Laser Toning oferece tratamento adequado contra uma doença muito comum e visível na população manauara: o melasma, ou mancha de pele.

Aprovado pela Food and Drugs Administration (FDA) - agência norte-americana reguladora de alimentos e medicamentos - e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Spectra age na quebra da pigmentação da mancha dentro da pele impedindo que ela se distribua. De acordo com a dermatologista Montaha Jasserand, diferente de outros tipos de laser este não oferece o desconforto de aquecer, sendo totalmente indolor ao paciente.

Vítimas

 Vulgarmente chamado de pano-preto, o melasma é uma mancha escura na pele. O grande vilão, nesse caso, é o sol. Geralmente associado a uma gravidez, uso de anticoncepcionais ou a um procedimento químico, logo sua aparição se faz mais comum em mulheres. “Tive quatro filhos, sempre peguei sol e minha pele é muito branca, além disso, fiz um procedimento que deixou minha pele facial toda manchada”, diz a advogada Márcia De' Carli. “Fiz três sessões de Spectra e o resultado é inacreditável”, garante.

O que antes se punha como um limite ao dermatologista, hoje, segundo Montaha, são dez passos à frente dados pela medicina. A maior preocupação dos especialistas era o rebote da pele, ou seja, qualquer mormaço ou sol que o paciente se expunha fazia o melasma voltar ainda pior. Devido à agilidade do laser toning, essa recidiva não mais acontece. Este é o maior diferencial. Em sua segunda sessão de Spectra, a consultora de marketing Socorro Abrahim explica que a maior vantagem, em sua opinião, é a tranquilidade com que ocorre o procedimento.
“Eu sou muito sensível à dor, e posso dizer com certeza que o processo é completamente indolor. Além disso, depois do Spectra não precisei sair da minha rotina e nem me esconder. Resultado: zero efeito colateral”, brinca.

Conquista

 “No Brasil estamos entre as cinco primeiras clínicas a ter o Spectra. Há dois anos vou a congressos atrás dele”, conta a doutora Montaha. “A cura do melasma me era desafiadora. Hoje temos um controle maior sobre essa doença. Por morarmos numa região de extrema exposição ao sol, acreditei que meus pacientes mereciam um tratamento de ponta”, afirma.

Segundo Márcia De' Carli sua autoestima está em alta após o Spectra. “Imagina! Sempre fiz todos os tratamentos existentes em São Paulo para remover e amenizar as manchas e o melasma. Muita dor e pouco resultado”, lembra a advogada. “O Spectra deixou o tom da minha pele mais uniforme. O que sempre foi um desafio, já que sou morena”, diz Socorro Abrahim.

 A pele como uma forma de defesa diante de qualquer aquecimento, produz a melanina - pigmentação da pele. Pela agilidade do laser e por não aquecer, ela não consegue fazer essa produção e espalhar a mancha, explica a doutora Montaha.

Após o procedimento semanal, que dura em torno de cinco a dez minutos, sem descamação ou machucados à pele, a especialista só orienta aos pacientes o uso de um protetor de sua preferência.

 Tatuagens

Além da cura do melasma, o Spectra Laser Toning também atua em diversas lesões pigmentares no corpo, inclusive a remoção de tatuagens, olheiras e acne ativa.

No caso das tatuagens, porém, muitos fatores entram em questão como o tipo de tinta usado, a cartela de cores, o tempo da tatuagem e a localização, o que remete a sensibilidade no momento da remoção.