Publicidade
Entretenimento
Vida

Terceira edição do 'Mova-se Festival de Dança' promete movimentar a cidade

Evento terá espetáculo com músicas de Roberto Carlos na abertura e programação para crianças 06/06/2012 às 08:38
Show 1
Terceira edição do 'Mova-se Festival de Dança' movimenta cidade
Vanessa Bayma ---

Na próxima quarta-feira, dia 13, a Companhia de Idéias realiza a terceira edição do Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios. A programação conta com apresentações locais e nacionais, além de atividades acadêmicas. Na abertura, realizada no Teatro Amazonas, a partir das 19h, o destaque vai para a montagem “As canções que você dançou pra mim”, da carioca Focus Cia. de Dança, eleita pelo jornal “O Globo” como um dos melhores espetáculos realizados no ano passado.

O Mova-se segue até o dia 17 de junho com sua grade totalmente gratuita nos teatros Amazonas e da Instalação, além de espaços públicos. De acordo com o diretor geral do festival, João Fernandes, apesar do evento trabalhar apenas com solos, duos e trios, a direção queria algo diferente para abrir o evento em grande estilo. Por isso a escolha da Focus: “Queríamos um espetáculo que não necessariamente tivesse o formato (do festival) e também um que fosse renomado. São oito bailarinos em cena, e essa semana eles chegaram da Itália”, explicou o diretor.

Romantismo
A coreografia e direção da montagem são do bailarino carioca Alex Neoral, que já fez parte das companhias de Deborah Colker, Regina Sauer, Giselle Tapajós, Carlota Portella e atualmente é coreógrafo da escola de samba Imperatriz Leopoldinense. Fã do cantor Roberto Carlos, o bailarino contou que os quatro casais da companhia são embalados por um pout-porri de 72 canções, selecionadas por ele, retratando as diversas fases do Rei. Entre elas, “Detalhes”, “Desabafo”, “Outra vez”, “Cama” e outras não tão clássicas e conhecidas pelo público.

“É um grande pout-porri, uma grande brincadeira, com músicas desde a década de 1960 até 1990. Ao final, quem não é fã de Roberto Carlos sai gostando. Em cena são quatro casais, com oito cadeiras, que vão mudando o ambiente cênico. Acho que em Manaus será a apresentação de número 50. É um espetáculo de comunicação com o público muito rápida e que tem sido muito elogiado”, comemorou Neoral, que já veio a Manaus em 2010, com outra montagem, e não vê a hora de se apresentar no tão falado Teatro Amazonas.

A companhia deve circular o Brasil até dezembro com o espetáculo e também se apresenta no programa da Hebe, na próxima semana, na RedeTV! Além da participação do grupo na abertura do festival, na mesma noite ocorre o lançamento do livro “Caderno de Anotações – A poética do movimento no Espaço de Fora”, da bailarina mineira Dudude Hermann. A obra é bilíngue e conta, basicamente, a trajetória de 40 anos da artista. Dentro da programação, o festival também lança pela primeira vez o “MOVA-SEzinho”, dedicado ao público infantil co a participação do espetáculo “Peter Pan”, do Rio de Janeiro, no encerramento, dia 17, também no Teatro Amazonas. Na programação acadêmica o público também participa, de graça, de oficinas, residências e laboratórios em dança.

Mais do ‘Mova-se’
No MOVA-SEzinho, a Virtual Companhia de Dança, do Rio de Janeiro, apresenta “Peter Pan”. Segundo João Fernandes, o espetáculo é bastante lúdico, contando com muitas acrobacias aéreas em cabos de aço, trapézio e tecido, e é opção para toda a família. Para os casais apaixonados, a pedida é “As canções que você dançou para mim”: “Será um dia após a data e com certeza uma opção para os casais”, explicou.

Já para o público da dança, bailarinos ou não, a programação acadêmica é extensa. Entre elas está a residência e laboratório em dança que será realizada no Casarão de Idéias (rua Monsenhor Coutinho, 275, Centro). Mais informações no casaraodeideias.blogspot.com.