Publicidade
Entretenimento
Tributo

Tim Maia recebe homenagens no Brasil e nos EUA

Marcando o 70º aniversário do cantor, shows são voltados para lembrar uma das maiores carreiras do soul e MPB brasileiro 27/09/2012 às 08:58
Show 1
Tim Maia introduziu o soul na Música Popular Brasileira
Gabriel Machado Manaus, AM

Há 14 anos, o Brasil perdia o seu maior ícone da música soul, vítima de uma infecção generalizada. Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 28 de setembro de 1942, e, a partir desta sexta-feira, data em que comemoraria 70 anos de vida, diversas homenagens ao cantor figuram ao redor do globo.

Apresentado por Maurício Pacheco e Mariano Marovatto, o “Segue o Som”, exibido pela TV Brasil, programou um especial sobre a vida de Tim, relembrando suas belas canções, como “Primavera”, “Vale tudo” e “Festa de Santo Reis”, e revelando curiosidades sobre os seus 28 anos de carreira.

Para traçar um perfil mais fiel do cantor, a atração convidou, ainda, alguns de seus amigos mais próximos e companheiros de trabalho. O grupo O Síndico, que o acompanhava, Sandrá de Sá, Tonho Crocco, Silvério Pessoa e Carmelo Maia, filho de Tim, são alguns dos nomes que participam do tributo, que vai ao ar no sábado, 29, às 17h (horário de Manaus).

Já o programa “Som Brasil”, apresentado por Camila Pitanga e exibido pela TV Globo, recebe vozes poderosas para homenagear o cantor. O quarteto formado por Seu Jorge, Léo Maia – herdeiro musical de Tim –, Taryn Spielman e a banda Instituto recordarão “Você e eu”, “Azul da cor do mar”, “Do Leme ao Pontal”, “Acende o farol”, “Chocolate”, “Não quero dinheiro”, “These are the songs” e “Você”, entre outras faixas imortalizadas na voz do cantor.

A edição especial vai ao ar no domingo, 7 de outubro, a partir das 22h, e na segunda, 8, às 17h. Ambas as exibições estão no horário de Manaus.

Coletânea

Para os fãs de Tim Maia que quiserem levar um pouco do cantor para casa, a gravadora norte-americana Luaka Bop agendou, para a próxima terça-feira, o lançamento de uma coletânea com foco nos primeiros anos de sua carreira.

Intitulado “Nobody can live forever: The existential soul of Tim Maia”, o álbum estará disponível, também, em vinil duplo e MP3, pelo iTunes. Entre as faixas da coletânea, destaque para as dos trabalhos “Racional Volume 1 e 2”, ao lado de outras relíquias da discografia de Tim.

Antes do lançamento do álbum, porém, na sexta-feira, 28, data do 70º aniversário do cantor, uma festa coletiva internacional será feita em sua homenagem. Rádios e lojas de discos de Nova York, Londres, Estocolmo e Belo Horizonte, entre outras cidades, recebem DJs que tocarão sets dedicados a celebrar os sucessos do cantor.