Publicidade
Entretenimento
Vida

Torta Pascoalina Especial

Essa receita é ideal para você e sua família celebrar o domingo de páscoa 30/03/2012 às 09:09
Show 1
Torta Pascoalina Especial
uol/receitas ---

Ingredientes

Massa

1 gema batida para pincelar
1 colher(es) de chá de sal
1 xícara(s) de chá de água
4 colher(es) de sopa de azeite de oliva
500 grama(s) de farinha de trigo

Recheio
Sal a gosto
1 pitada(s) de pimenta-do-reino moída
1 pitada(s) de noz-moscada
200 grama(s) de ricota esfarelada
1 pãozinho sem casca amolecido em 1/2 xícara de chá de leite
6 ovos
2 ovos inteiros batidos
1 e 1/2 xícara(s) de chá de queijo parmesão ralado
500 grama(s) de espinafre cozido

Modo de preparo

Massa

Coloque a farinha em um recipiente. Junte o azeite e o sal. Adicione a água aos poucos, misturando tudo até a massa ficar elástica e maleável. Deixe descansar por 1 hora, coberta com filme plástico. Enquanto isso, prepare o recheio.

Recheio

Em uma tigela, coloque o espinafre, em seguida 3/4 de xícara do parmesão, a ricota, os ovos batidos, o miolo de pão amolecido, a noz-moscada, a pimenta-do-reino e o sal. Misture delicadamente, prove e, se necessário, corrija o sal.

Montagem

Sobre uma superfície enfarinhada, abra com um rolo dois discos de massa de aproximadamente 35 cm de diâmetro. Unte uma forma de aro removível de 25 cm. Revista o fundo da forma com um dos discos, deixando um pouco da borda para fora.

Distribua o recheio de espinafre sobre a massa. Faça 6 covas distante uma das outras e quebre um ovo em cada cova, com cuidado para não romper as gemas. Em cima dos ovos, salpique o restante do parmesão ralado.

Pincele as bordas de massa com um pouco da gema e feche a torta dispondo o outro disco por cima. Aperte bem as bordas para grudar e dobre-as para dentro formando um cordão. Faça alguns furos na massa com um garfo.

Decore a gosto, pincele com o restante da gema batida e asse em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 1 hora ou até notar que a torta está dourada e sequinha. Desenforme e sirva de preferência morna.