Publicidade
Entretenimento
Vida

Tradição gaúcha é apresentada nesta terça no Sesc

Projeto Sonora Brasil traz dois músicos gaúchos e um argentino para se apresentar em Manaus 17/07/2012 às 08:10
Show 1
"Sotaques do Fole" apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradição oral
ROSIEL MENDONÇA ---

Hoje à noite, a sonoridade do fole gaúcho vai tomar conta do Teatro Oficina do Sesc, no Centro. Os gaúchos Gilberto Monteiro, Thiago Pereira e o argentino Eduardo Cantero farão show gratuito, a partir das 19h30, em mais uma atração da 15ª edição do projeto Sonora Brasil. Os músicos também se apresentaram ontem, dia 16, na Escola Estadual Presidente Figueiredo, localizada no município a 107 quilômetros de Manaus.

A estrela do show “Sotaques do Fole” é o famoso acordeão, também conhecido como sanfona, gaita, harmônica e fisarmônica, dependendo da região. No Sul, o instrumento é mais conhecido como gaita-ponto, gaita de duas conversas ou acordeona de oito baixos, e está na raiz da música tradicional gaúcha. As vaneras, chamamés, contrapassos, xotes, bugios, milongas e rancheiras são alguns dos estilos influenciados pelo som da gaita-ponto. “Missioneiro”, “Milonga para as missões”, “Nego da gaita” e “Pra ti, guria” estão entre as 13 músicas do repertório que será apresentado por Gilberto Monteiro, no fole; Eduardo Cantero, no violão; e Thiago Pereira, na percussão.

DIFERENÇAS
Nascido na cidade de Santiago do Boqueirão (RS), Gilberto Monteiro é instrumentista, compositor e considerado um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul. Segundo ele, o músico faz toda a diferença na hora de tirar som do fole gaúcho. “O fato de ser um instrumento simples e reduzido faz com que o músico tenha que explorar ao extremo os recursos da gaita-ponto, não podendo se intimidar”, afirma.

O PROJETO
 O circuito 2011/2012 do Sonora Brasil conta com dois temas que representam o desenvolvimento histórico da música em terras brasileiras. Ao todo, são oito grupos musicais que estão se revezando em apresentações pelo País. Ao lado de “Sagrados Mistérios”, “Sotaques do Fole” apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, trazendo a gaita-ponto, com Gilberto Monteiro (RS), a sanfona de oito baixos, com o músico Truvinca (PE), e o acordeão de 120 baixos, com Dino Rocha (MS), que se apresentou em Manaus no mês passado.

Com um repertório de composições modernas e contemporâneas relacionadas à música de concerto e a vertentes mais acadêmicas, o duo de acordeões Ferragutti/Kramer fará um contraponto com a tradição oral em apresentações marcadas para os dias 7 de agosto, em Manacapuru, e 8 de agosto, na capital amazonense.

Serviço
O que é: Show “Sotaques do Fole”, com Gilberto Monteiro, Eduardo Cantero e Thiago Pereira (RS)
Onde: Teatro Oficina do Sesc Centro, na rua Henrique Martins, 427
Quando: Hoje, a partir das 19h30
Quanto: Gratuito