Publicidade
Entretenimento
Lançamentos

Três mostras de arte movimentarão Manaus entre os dias 26 e 29

No sábado, por exemplo, o Cauxi Espaço Cultural será palco para a vernissage da mostra “Utopia”, com curadoria do artista plástico Turenko Beça 25/09/2012 às 09:01
Show 1
Arnaldo Garcez dividirá o seu projeto em duas exposições
Gabriel Machado Manaus, AM

A semana promete ser bastante agitada para os fãs de arte. Isso porque, somente entre os dias 26 e 29 deste mês, três exposições começam a movimentar os mais diversos espaços culturais de Manaus.

No sábado, por exemplo, o Cauxi Espaço Cultural será palco para a vernissage da mostra “Utopia”, com curadoria do artista plástico Turenko Beça. Na ocasião, seis escritores de grafite estarão exibindo pinturas em parede, colagens, quadros e intervenções artísticas que remetem ao mundo irreal.

Hadna Abreu, uma das artistas convidadas a expor na mostra, pretende utilizar a oportunidade para mostrar um pouco mais de seus trabalhos com o papel. “Já faz algum tempo que trabalho com artes plásticas e ilustração, e todos os meus trabalhos são com ele, o papel”, revelou Hadna, cuja especialidade são as colagens.

Para a exposição, a artista criou dez ilustrações em papel A3 que, juntas, criam uma sequência. “É como se fosse uma história que estou contando. Elas se equilibram”, completou.

Com um estilo um pouco diferente do de Hadna, a escritora de grafite Thaizis Isy cria, há três anos, personagens com traços bastante delicados, caracterizados com suas coisas favoritas, como rock‘n’roll e tatuagem.

Entre as quatro telas de grafite e acrílico que exibirá na mostra, uma chama bastante a atenção da artista. “Ainda não tenho um nome para ela, mas lembra bastante o Art Nouveau. Possui cores que se destacam bastante, como vermelho, violeta e rosa, e é um pouco mais romântica, tema que gosto muito também”, justificou.

Completando o leque de vertentes do grafite, está a cartoonagem. Para representá-la, o escolhido foi o artista plástico Godo. “Vou estar expondo 15 obras, divididas entre grafite e interação urbana”, revelou, destacando, ainda, um par de quadros que, ao serem unidos, formam uma imagem.

A exposição ficará em exibição no espaço cultural no período de 1º  a 27 de outubro, de segunda-feira a sexta, das 9h às 17h, e contará também com os trabalhos de Alme, Bulk e Soft.

Pequenos Formatos

O Uarini Sabores da Floresta – localizado na avenida Pedro Teixeira, 100, no centro comercial Le Bon Marché – foi o local escolhido para o artista Arnaldo Garcez dar o pontapé inicial para a sua mostra “Pequenos Formatos”, amanhã, a partir das 20h.

Na exposição, que também acontecerá no Fran’s Café, nesta sexta-feira, no mesmo horário, Garcez pretende reunir seus amigos mais próximos para celebrar mais uma temporada de sucesso em Manaus. “A mostra funcionará no Uarini durante dois meses e contará com cerca de 18 trabalhos em pequenos formatos”, adiantou o artista, que está de malas prontas para o Rio de Janeiro, onde participará do lançamento da novela “Salve Jorge”. A celebração ainda contará com um show exclusivo do grupo Blues na Floresta.

Já no Fran’s Café, apesar de fazerem parte do mesmo projeto, serão outras as obras exibidas. “Tenho trabalhos que estão na novela das 19h, ‘Cheias de charme’, e que estarão expostos no café”, revelou Garcez.

‘An Troppo City’

Finalizando o circuito de exposições, também amanhã, às 19h, encontra-se o novo projeto do artista visual Sérgio Cardoso. Intitulada “An Troppo City”, a mostra apresentará a coleção completa de “Shelter: A cartografia do desejo”.

Além da coletânea, exposta com suas 30 peças, o Museu Amazônico receberá, ainda, diversas instalações em pequenos formatos, como “O beijo e outros movimentos do coração”, nas quais personagens de teatro de sombras trocam afetividades, e “photoplastyas” (fotografias com colagens) como “Canis Citta” e “MAO/NY”.

“Estou fazendo novas abordagens sobre a cidade de Manaus e suas personagens. São mais de 100 trabalhos, com direito a uma cartografia com 40 metros quadrados”, finalizou Cardoso.

 Serviço

O que é:  Exposição “Utopia”

Onde:  Cauxi Produtora Cultural, na rua Costa Azevedo, 147, Centro

Quando:  Vernissage dia 29, às 19h. Visitação dos dias 1º a 27 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 17h

O que é:  “Pequenos formatos”

Onde:  Uarini Sabores da Floresta, avenida Pedro Teixeira, 100, Centro Comercial Le Bon Marché, e Fran‘s Café, no conjunto Vieiralves

Quando:  amanhã, no Uarini, e sexta-feira, no Fran’s Café, às 20h

O que é:  “An Troppo City”

Onde: Museu Amazônico, rua Ramos Ferreira, 1.036, Centro

Quando:  Abertura hoje, às 19h. Visitação de 8h ao meio-dia e 14h às 17h