Publicidade
Entretenimento
Vida

Turismo e economia em viagens na baixa temporada

Planejando com um pouquinho de antecedência e estando atento às ofertas das companhias, o turista pode economizar mais de 50% no valor dos bilhetes 16/03/2013 às 12:35
Show 1
Los Angeles, África do Sul, Nova York e Havaí são alguns dos destinos procurados pelos turistas
Mellanie Hasimoto Manaus

Viajar para o exterior deixou de ser impossível há muito tempo. Com as companhias aéreas brigando para conquistar mais e mais clientes, todos os dias surgem promoções para destinos concorridos, como os Estados Unidos e Europa, durante a baixa temporada – período que compreende os meses de abril a junho, antes do Verão no hemisfério Norte, e setembro a outubro, antes do Inverno. Planejando com um pouquinho de antecedência e estando atento às ofertas das companhias, o turista pode economizar mais de 50% no valor dos bilhetes.

A funcionária pública Adriana Britto é considerada quase uma “viajante profissional” pelos amigos. Com o carimbo de quase 20 países no passaporte, Adriana vai voltar, mais uma vez, aos Estados Unidos durante a Semana Santa. Por menos de R$ 700 (ida e volta, já com as taxas inclusas), ela, a mãe e algumas amigas vão conhecer Chicago. “Na verdade, eu nem estava procurando nada, mas dei de cara com essa promoção e não resisti”, riu.

Dicas

“Viajar na baixa temporada é melhor porque há menos gente nos pontos turísticos, menos confusão nos aeroportos e, claro, a economia na hora de procurar os bilhetes é maior”, acrescentou. Ela usa os dois serviços listados no boxe abaixo para conseguir os melhores preços de passagens aéreas,

Outra vantagem, de acordo com Adriana, é poder montar o roteiro de acordo com suas preferências. “Já fui para África do Sul, para muitas cidades dos Estados Unidos, para alguns lugares da Europa, e até para Dubai dessa maneira: pesquisando bastante e sempre atenta a sites como o Melhores Destinos”, ressaltou. O site chegou a anunciar, na semana passada, uma promoção da American Airlines, para alguns destinos dos EUA, que saíam por menos de R$ 450, sem taxas. Os bilhetes, claro, acabaram em questão de horas.

Suporte

Há quem goste de montar o próprio roteiro, mas também há aqueles que preferem ter a segurança e o suporte que só uma agência de viagem pode oferecer. Em Manaus, a Paradise Turismo oferece dezenas de pacotes turísticos, para inúmeros destinos, e alguns podem até ser parcelados em dez vezes sem juros. De acordo com a proprietária da Paradise, Cláudia Mendonça, Miami é o destino mais procurado pelos turistas amazonenses na baixa temporada. No entanto, ela destaca que os destinos caribenhos, como Aruba, são uma boa opção para quem quer sair de férias sem gastar muito.