Publicidade
Entretenimento
Vida

UEA sedia 1º Mostra de Direitos Humanos LGBT no próximo final de semana

O evento vai promover apresentações de artes cênicas, seguidas de debates com pesquisadores e militantes. 1ª Mostra de Direitos Humanos acontece sábado e domingo 07/10/2015 às 15:41
Show 1
Performance em processo “Transgrite!”, com Fran Martins, reflete vivências da comunidade LGBT, como o preconceito e o transtorno de identidade de gênero
acritica.com Manaus (AM)

Performances de teatro e dança servem de base para a discussão sobre os direitos das minorias sexuais na 1º Mostra de Direitos Humanos LGBT, que acontece neste sábado e domingo, dias 10 e 11.

O evento vai promover apresentações de artes cênicas, seguidas de debates com pesquisadores e militantes. A mostra terá entrada gratuita e será realizada na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT-UEA, na rua Leonardo Malcher, 1.728, Centro).

Primeira atração da mostra, a peça teatral “As Trons” será encenada no salão Samambaia da ESAT-UEA, a partir das 20h. Livre adaptação da tragédia “As troianas”, de Eurípides, a montagem traça um paralelo entre as mulheres aprisionadas após a Guerra de Troia, do original grego, e uma comunidade transexual oprimida por uma sociedade preconceituosa e conservadora, num futuro (talvez não muito) fictício. A direção é de Antônio Soares. A classificação indicativa é 18 anos.

No domingo, a partir das 19h, é a vez da performance em processo “Transgrite!”. Com direção de Kevin Alves, o trabalho é baseado nas vivências de militantes da causa LGBT e na história de vida de Fran Martins, idealizador e intérprete. Preconceito, trantorno de identidade de gênero e o padrão social heteronormativo são alguns dos temas refletidos na obra. O processo é resultado da residência artística Jovens Criadores, promovida por Damares Darc, ao lado dos artistas colaboradores Francisco Rider, Chris Leuemberger e Thelma Bonavita. A classificação indicativa é de 14 anos.

Os dois espetáculos serão seguidos de debates com militantes LGBT, pesquisadores e professores. A Mostra de Direitos Humanos LGBT é uma iniciativa do Diretório Central de Estudantes da UEA, com apoio da universidade.