Publicidade
Entretenimento
AVC riscos

Uma em cada seis pessoas no mundo terá um AVC em sua vida

O alerta é da Academia Brasileira de Neurologia que já mobiliza outras entidades médicas para o Dia Mundial do AVC em 29 de outubro 11/10/2012 às 12:14
Show 1
É necessária maior informação sobre o Acidente Vascular Cerebral, o AVC para prevenção da doença
acritica.com Manaus

O Acidente Vascular Cerebral é hoje a segunda causa de morte no mundo e responsável por, em média, 6 milhões de mortes a cada ano.  No Brasil, a doença lidera a lista das que mais levam pacientes ao óbito. Para alertar as pessoas sobre a enfermidade, a Academia Brasileira de Neurologia e demais entidades médicas relacionadas ao AVC promovem, em 29 de outubro, Dia Mundial do AVC.

Apesar dos altos índices, o AVC pode ser prevenido e os sobreviventes podem ter acesso a recursos que viabilizam a manutenção da qualidade de vida e os ajudem na recuperação.

A prevenção depende fundamentalmente da adoção de hábitos saudáveis no dia a dia, mas os médicos afirmam que isso é apenas o começo. O tratamento da pressão alta, colesterol e diabetes são essenciais para manter-se longe dos riscos do AVC. A médica Sheila Martins destaca, entre os fatores preventivos, o fim do tabagismo e a adoção de uma alimentação saudável , com frutas, verduras e carnes brancas, somadas à prática de exercícios físicos.

Em 2012, a Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Rede Brasil AVC, Associação Brasil AVC e Ministério da Saúde, levantam a bandeira da doença com o slogan “Eu me importo” e levam à familiares, cuidadores e associações de suporte aos pacientes informações sobre os fatores de risco, sinais de alerta e importância do tratamento imediato do AVC.

Sinais de alerta

Com inicio repentino, o Acidente Vascular Cerebral aparece nas formas dos seguintes sinais:

- Fraqueza ou formigamento na face, braço ou perna;

- Dificuldade de fala e compreensão do que é escutado;

- Alteração da visão;

- Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou dificuldade para caminhar;

- Dores de cabeça sem causa aparente.