Publicidade
Entretenimento
CRIANÇADA

Usina Chaminé resgata brincadeiras na programação de férias em Manaus

Atividades lúdicas e recreativas movimentam o centro cultural sempre de terça a sábado, das 9h às 14h, com acesso gratuito 30/06/2017 às 16:19 - Atualizado em 30/06/2017 às 16:22
Show unnamed  1
Foto: Divulgação
acritica.com

Toda criança espera ansiosamente pelas férias do mês de julho. E para aproveitar essa animação e a agitação do período de recesso escolar, o Centro Cultural Usina Chaminé, em Manaus, lança a primeira parte do calendário de atividades preparadas exclusivamente para essa época, que movimenta o espaço sempre de terça a sábado, das 9h às 14h, com acesso gratuito.

As atividades visam os públicos infantil e juvenil, com práticas recreativas que acontecem todos os sábados (dias 1º, 8 e 15 de julho) até o meio-dia, sempre com participação de profissionais – porém o acompanhamento dos pais é indispensável. Nestes finais de semana do mês de julho também haverá exibição de filmes infantis e desenhos, nos cines Animação e Expresso Pipoca, do meio-dia às 12h45.

Na primeira terça-feira do mês das férias, dia 4, já tem Roda de Leitura da coleção Folclore Fantástico, das 10h ao meio-dia e, na sequência, atividades de recorte e colagem até às 13h45. Esta programação volta a acontecer na quinta-feira (6) e no sábado (8), ambas das 10h ao meio-dia.

E para quem tem energia de sobra para gastar nesse período, a Usina Chaminé também fará o resgate de muitas brincadeiras tradicionais, como pula-corda, passa o recado e dança das cadeiras, nas quartas-feiras (5 e 12), sexta-feira (7) e sábado (15), sempre das 10h ao meio-dia, onde a interação, a cooperação e o reflexo serão alguns dos aspectos explorados.

“Nossa intenção é estimular as crianças a interagirem entre si. Em tempos de tecnologia, muitas ficam em casa nas férias, mexendo no celular e jogando vídeo game. Por isso, as atividades da Usina Chaminé fogem dessa nova realidade e estimulam o desenvolvimento da parte comunicacional e social dos pequenos”, explicou uma das gerentes do local, Edna Rezende.

Oficinas e teatro

Focado na exposição permanente “Sentidos da Amazônia”, em exibição na Usina Chaminé, um painel decorativo será produzido com a ajuda das crianças na terça-feira (11), do meio-dia às 13h45. Com desenhos feitos a lápis, giz, tinta guache sobre papel e colagens com emborrachado, a ideia é trazer para a grande tela tudo o que a criança achar de mais interessante sobre a mostra. “Depois disso, vamos esperar secar para guardar. E logo mais estará disponível para exibição no Espaço da Criança”, explica Edna.

Já na quinta-feira (13), a programação de férias também é diferenciada, e apresenta Oficina de Origami, das 10h ao meio-dia, e Teatro de Fantoches, retratando a obra “Macunaíma”, do meio-dia às 13h45.

A sexta-feira (14) terá programação inteira voltada para os trabalhos manuais, oferecendo, das 10h ao meio-dia, pinturas com as mãos, seguido de Oficina de Reciclagem, onde as crianças aprenderão a confeccionar uma tartaruga com materiais de reutilizáveis.

Além disso, o museu da Usina Chaminé funciona normalmente para visitação, das 9h às 14h, de terça à sexta-feira, e das 9h às 13h, aos sábados. O Centro Cultural Usina Chaminé fica localizado na avenida Lourenço da Silva Braga, via conhecida como Manaus Moderna, Centro.

Biblioteca Volante

Itinerante, a Biblioteca Volante do Projeto Mania de Ler também tem parada obrigatória na programação de férias do Centro Cultural Usina Chaminé, no dia 11 (terça-feira), das 9h ao meio-dia. Com um acervo de cerca de 600 livros, a ideia é despertar e incentivar o hábito à leitura nas crianças amazonenses.

Segundo o secretário de Cultura, Robério Braga, o projeto Mania de Ler é importante porque desperta nas crianças a reflexão por meio do estímulo à leitura. “A participação do programa Mania de Ler, dentro da programação, cumpre o compromisso do Governo do Estado de dar acesso aos livros e à leitura, como fonte de poder transformador na sociedade”, disse.

Pais e filhos

Tempo de qualidade é tudo na vida uma criança. Para isso, o Centro Cultural Usina Chaminé também convida os pais e responsáveis a participarem de todas essas atividades junto aos filhos. De acordo com Edna Rezende, esse processo aproxima ainda mais a família:  “Isso dá mais segurança e confiança aos pequenos. Além disso, é uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre os próprios filhos e interagir com eles”, afirmou.

Serviço

O quê: Programação de Férias – Centro Cultural Usina Chaminé
Data: De 1º a 15 de julho de 2017
Local: Centro Cultural Usina Chaminé, avenida Lourenço da Silva Braga, S/Nº – Centro
Entrada: Gratuita
Horário de início: Programação de Férias: sempre das 10h às 13h45 | Visitação do Museu: sempre das 9h às 14h | de terça-feira a sábado
Classificação indicativa: Livre

*Com informações da assessoria