Publicidade
Entretenimento
Vida

Utilize o garden seat dentro de casa e traga charme ao seu lar

Banquetas que serviriam como assento em jardins ou áreas de lazer foram utilizadas como mesas de centro na área interna da casa 16/11/2012 às 08:57
Show 1
Práticas, elas podem ter múltiplos usos
Luciana Santos Manaus, AM

Versatilidade é a palavra que melhor define as banquetas de jardim, também conhecidas como garden seat. Inicialmente pensadas para a área externa da casa, como o próprio nome indica, elas passaram pela porta de entrada e invadiram inúmeros cantinhos das residências. Na sala, por exemplo, podem servir de mesa de centro ou mesa de apoio lateral; no quarto, como criado mudo ou assento moderno para o dormitório de adolescentes; nos ambientes de circulação, ocupar o espaço embaixo dos aparadores, cumprindo a função de dar um up na decoração, e,  quando necessário,  ser utilizado para acomodar os amigos numa festinha  informal.

“O garden seat é dinâmico, pode servir como uma mesa lateral na sala, ao mesmo tempo apoio para os pés ou para livros. É um acessório que fica como um stand by, graças à versatilidade  de uso”, afirma a arquiteta e designer Glaucy Oliveira.

Fiel ao estilo

O designer de interiores Oliveira também destaca a característica multiuso das banquetas e, como dica, diz que o importante na hora da escolha do objeto e do local onde ele será utilizado é usar a criatividade e ser fiel ao seu estilo. “Você pode brincar com o produto.  Pode colocar numa varanda,  num quarto, numa sala  de visita. É só você usar o bom senso e sentir o produto. Não é todo mundo que consegue ver isso, mas não é muito difícil também. Mas o mais importante é fazer aquilo que você gosta, independente da função exata de um determinado produto”, ensina o designer de interiores.

MATERIAIS

Fibra natural, acrílico, cerâmica, ferro, madeira, o garden seat pode ser encontrado em diferentes materiais. “Acredito que os feitos em ferro e cerâmica dão maior personalidade, pois podem ser trabalhados com vazados e pinturas”, opina Glaucy Oliveira.

O arquiteto Achilles Fernades afirma  preferir utilizar banquetas de louça na decoração de áreas internas e aconselha o uso de bancos de madeira e fibra sintética quando existir uma interligação com a área de lazer. “Não acho aconselhável para área interna a não ser que o home theater tenha integração com a área de lazer. Se tiver, deve ser usado um sofá garden seat para que a pessoa não tenha que sair da piscina e mudar de roupa para assistir um jogo de futebol, por exemplo”, conclui.