Publicidade
Entretenimento
Fitness

Vamos ‘pilatear’? Conheça os benefícios que a técnica traz para o corpo e à mente

A prática alivia o estresse, traz relaxamento, melhora a autoestima e a socialização 07/05/2016 às 19:12 - Atualizado em 08/05/2016 às 12:19
Show 1078867
A técnica coloca os exercícios do pilates para serem executados com tecidos e com aparelhos, nas alturas. (Lucas Silva)
Lídia Ferreira Manaus (AM)

Eu, tu, eles e todos nós podemos “pilatear”. Sim, o pilates é quase um verbo de tantas funções que possui, seja para algum problema de saúde  ou para o fitness. O método, que proporciona condicionamento físico e mental,   contempla diferentes públicos, desde crianças, a grávidas e idosos, além  de  ter  suas inovações, como aeropilates e  um dia dedicado a ele no mundo todo.   

Respiração, força, flexibilidade, coordenação motora e postura estão entre os principais benefícios físicos para quem pratica o pilates. Nas aulas, os “pilateiros” realizam exercícios de baixo impacto, como  alongamentos e técnicas de consciência corporal, além de alinhamento da coluna cervical e lombar.  A atividade pode ser um treinamento físico ou um tratamento para reabilitar lesões ou disfunções ortopédicas. “O treino vai ser montado conforme a necessidade do que a pessoa busca. Por isso é essencial fazer um avaliação personalizada com um profissional habilitado para isso”, ressalta a fisioterapeuta Káren Berlt, do Centro de Qualidade de Vida Knesys. 

Especialmente para as crianças e  grávidas,  a metodologia é diferenciada. Aos pequenos é aplicada de forma mais lúdica, geralmente em grupo,e  trabalha a psicomotricidade, padrões de movimento e postura. É indicado a partir dos 7 anos. Para as grávidas, o foco é trabalhar o relaxamento da musculatura da pelve, o cuidado com a lombar, exercícios para melhor a circulação sanguínea etc. “A proposta é deixar a gestante preparada para  o parto normal, para não ter tantas dores na coluna, inchaço, enfim, ter mais saúde e ficar mais relaxada”, diz a fisioterapeuta.

Além do físico

Não é só o corpo que se beneficia com o pilates. A prática alivia o estresse, traz relaxamento, melhora a autoestima e a socialização. “Trabalho há 10 anos e percebo que muita gente chega à aula fechado, tímido, cabisbaixo e, com o tempo, abre  a postura, está mais comunicativo, mas leve. Os alunos mesmo comentam”,  ressalta Berlt.

A opinião é compartilhada com a fisioterapeuta Genifer Formiga, do Bella Forma Pilates. O estúdio tem uma modalidade diferenciada, que é o aeropilates. “Quem pratica se torna mais seguro e, por ser feito na altura, trabalha também a ansiedade da pessoa”, conta. 

A técnica coloca os exercícios do pilates para serem executados com tecidos e com aparelhos, nas alturas.  “O recomendável é que a pessoa já tenha conhecimento de pilates, mas quem nunca fez pode iniciar com o aeropilates, só terá um  pouquinho mais de dificuldade”.  

A contraindicação são pessoas com problemas de pressão arterial, glaucoma e grávidas – com exceção para gestantes que já praticavam antes. Crianças a partir dos 9 anos podem praticar. “É uma atividade cheia de diversão, com acrobacias e traz um ótimo condicionamento físico e relaxamento”.     

Hoje tem ‘Pilates day’

Todo primeiro sábado de maio é realizado em todo mundo o “Pilates Day” ou “Dia Internacional do Pilates”. A ação é  voltada para promover apreciação e conscientização dos benefícios do método e em Manaus terá uma edição especial, dedicada ao Dia das Mães. Será realizada hoje, das 8h até as 12h, no calcadão da  Ponta Negra. 

De acordo com o fisioterapeuta Alex Kimura, da Amazon Corpus, nesta data, todos os que praticam e aplicam o método se reúnem em diferentes programas de Pilates em prol da divulgação do método. “No nosso caso, o intuito do evento foi  fortalecer os laços dos clientes e pacientes, com o Pilates, além de chamar a atenção do público em geral para a prática, trazendo novos praticantes para essa atividade prazerosa, eficaz e completa que veio pra ficar”, ressalta. 

Alex, ao lado do fisioterapeuta Filipe Oliveira, fará demonstração do método para quem estiver na faixa liberada. “Não tem limite de idade, crianças, jovens, adultos, idosos...Ou seja, todos que estiverem dispostos a experimentar e praticar com a gente”, avisa. “Esse é o nosso primeiro ano de evento e espero consolidar a data para nos próximos anos”, finaliza.

Serviço

O quê:  Amazon Corpus 

Contato: 99121-8013

O quê:  Bella Forma Pilates

Contato: 91107807

O quê:  Knesys  

Contato:  (92) 99204-9724