Publicidade
Entretenimento
Varandas integradas

Varandas ganham status de espaço integrado às salas

Hoje espaço não tem apenas beleza, mas traz funcionalidade aos moradores 01/10/2012 às 10:39
Show 1
As varandas deixaram de ser apenas um lugar esquecido de casa
Luana Ribeiro Manaus

Até bem pouco tempo, a varanda era apenas um lugar esquecido da casa. Fugindo do sol escaldante ou das chuvas torrenciais que costumam cair na cidade, os donos de apartamentos com sacada preferiam deixá-la de lado. O máximo que o espaço merecia eram alguns móveis de fibras sintéticas ou de plástico, para resistir às intempéries.

A grande novidade é que agora os novos empreendimentos imobiliários estão valorizando cada vez mais esse canto da casa. Dos apartamentos de segmento econômico até os de alto padrão oferecem varandas como pontos de ambientação social, para um jantar em família ou receber os amigos.

Reformulada

A nova varanda traz a sensação de estar em um ambiente externo ao mesmo tempo em que tem o conforto de uma sala de estar. “A varanda por si só não tinha integração nenhuma com a casa, não tinha utilidade. Hoje, ela não tem só estética, mas funcionalidade”, diz a arquiteta Juliana Valadares.

Para agregar valor e função, as varandas recebem churrasqueiras, mesas e iluminação diferenciada. Outra tendência é fechá-las com vidro, que surgiu com a necessidade de ser criar uma solução prática e eficaz contra a ação do vento, chuva, poeira e barulho excessivo.

“Muitos clientes queriam que a varanda virasse um novo ambiente da casa, mas que ainda fosse um lugar para contemplar a vista, sem sentir aquele calor. A solução foi fechar com vidro e a partir disso trabalhar o perfil que ele queria”, afirma a arquiteta.

 Integração

 Outra opção para quem deseja dar mais atenção a esse espaço é a integração da sala com
varanda.

Em Manaus, o empreendimento do Residencial Bellagio, da Europa Construções, está oferecendo uma planta com um conceito que eles batizaram de Wide Living (sala de estar ampla).

Trata-se de um projeto que tem a sala e a varanda totalmente integradas com todas as soluções necessárias como: piso nivelado, estrutura adequada e ausência de portas de correr. De fora uma sacada fechada, mas ao entrar no apartamento uma grande sala. A opção de planta é para quem busca um lar com espaço mais amplo, sem perder a visão de fora.

 “A grande vantagem é que você tem mais espaço. A varanda fica totalmente incorporada, e existem inúmeras possibilidades de transformar o lugar”, afirma Izahú Vilhena, arquiteto. “Como vivemos em uma cidade em que praticamente 90% do ano é quente, a opção de planta nesse conceito dará ao cliente a possibilidade de ter um ambiente climatizado e com utilização permanente”.

Em um mercado em que cada metro quadrado custa alguns cifrões, novas formas de usar os espaços com praticidade e conforto, sempre são ótimas ideias e agregam mais valor ao imóvel.