Publicidade
Entretenimento
Gastronomia e ciência

Versão nacional do livro ‘Cooking for Geeks’ será lançado em outubro, no Brasil

Escrito por Jeff Potter, a publicação aborda a culinária inserida em uma perspectiva científica 04/09/2012 às 22:38
Show 1
Questões como “Por que o bife ao ponto é tão popular?” e “Por que alguns alimentos são assados a 175ºC e outros a 190ºC?” serão sanadas ao longo do livro
acritica.com Manaus, AM

Será lançado em outubro, no Brasil, uma versão adaptada do livro gastronômico ‘Cooking For Geeks’, escrito por Jeff Potter, engenheiro de software engajado na ciência dos alimentos. Intitulado no país como ‘Cozinha Geek: Ciência Real, Ótimos Truques e Boa Comida’, virá através da Editora Alta Books, abrangendo o campo da gastronomia mesclada à ciência.  

Na proposta, Jeff aborda uma visão ampla da culinária e faz o leitor enxergá-la em perpectivas científicas. O livro não dispõe de simples receitas: também desperta o interesse pela inventividade e pela compreensão do que compõe os pratos com o intuito de deixá-los mais saborosos.

Culinária como ciência

Questões como “Por que o bife ao ponto é tão popular?” e “Por que alguns alimentos são assados a 175ºC e outros a 190ºC?” serão sanadas ao longo do livro. Como exemplo do que será visto na edição, serão dadas dicas de como utilizar nitrogênio líquido com gelo seco para o preparo de sorvete no tempo recorde de 10 segundos.

A influência das reações químicas sobre os alimentos, como a desnaturação de proteínas e a caramelização serão apresentadas, para mostrar ao público que é possível ousar na cozinha a partir de uma captação geral da culinária.

Alguns famosos apaixonados por cozinha registrarão seus depoimentos na publicação, como Xeni Jardin, do blog Boing Boing e Adam Savage, apresentador do programa MythBusters – Os Caçadores de Mitos.

Aclamado pela crítica

A crítica internacional aclamou a publicação na versão brasileira. O jornal ‘The New Yorker's Book Bench’ afirmou que "Potter abrange uma variedade de tópicos que abordam, dentre outros assuntos, calibragem de equipamentos na cozinha, gastronomia, alimentos geneticamente modificados, níveis de pH, temperatura e a psicologia do gosto, fazendo os leitores relembrarem química, de maneira compreensível e (atrevo-me a dizer) divertida".

Já o ‘NY Daily News’, disse que "em seu encantador, divertido e informativo Cozinha Geek, Jeff Potter nos explica o porquê de algumas coisas funcionarem na cozinha e outras não".

Ficha técnica

O livro ‘Cozinha Geek: Ciência Real, Ótimos Truques e Boa Comida’, escrito por Jeff Potter está em sua 1ª edição, e possui 436 páginas. Será comercializado no valor de R$ 89,90.