Villepin diz que Brasil pode ser o símbolo de um processo de globalização equilibrada
A proposta de ex-primeiro Ministro da França é de que organização direcione e coordene as negociações globais relacionadas à sustentabilidade 23/03/2012 às 17:03
O ex-primeiro Ministro da França, Dominique de Villepin falou sobre o tema Economia Verde, na Europa, dando um panorama do que já foi feito e está em andamento nos países que compõem a União Europeia. Para ele, a Europa historicamente é um corredor onde chegam primeiro as questões ambientais o que acaba tornando a mobilização em torno da sustentabilidade bem visível nestes países. Villepin citou vários projetos em andamento nos países europeus e destacou que a economia verde é realmente o futuro da Europa, um continente que só despertou para o assunto graças a desastres e catástrofes anuais. A dura lição aprendida resultou na criação, por exemplo, de normas importantes nas áreas de meio ambiente, alimento e manufatura.
Villepin disse que as ideias verdes são o legado cultural que a França deixa e este espírito deve tomar conta de todos os países. Ele disse que medidas são necessárias para promover a reconciliação do homem e a natureza, algo importante para “a nossa identidade comum”. “A Europa sente que tem uma responsabilidade especial, de forma alguma a superioridade”, afirmou.
Em relação ao Brasil e à Amazônia, Villepin foi enfático: “Vocês são o país do possível, são o país dos grandes espaços e isso é uma oportunidade e um desafio”. Ele também destacou a importância do Brasil dentro da conjuntura ambiental mundial. “O Brasil precisa se tornar um símbolo das relações sul-sul. A maioria dos recursos naturais está nas mãos dos países emergentes. Países do sul (hemisfério) não tem o hábito de discutir entre eles. O Brasil pode ser o símbolo de um processo de globalização equilibrada, já que tem tradição histórica de ser um mediador, um incentivador do diálogo e da compreensão.
Além do Brasil, Villepin apontou também a China e a Índia como países chaves neste processo de globalização equilibrada. Ele destacou que importantes lições podem ser tiradas de países como China e os países árabes que possuem relações históricas com a natureza. No fim de sua apresentação, Dominique de Villepin alertou para o esgotamento progressivo dos recursos naturais do planeta e para a necessidade de investimento em inovação e estratégias de uso sustentável dos recursos naturais.
+ Entretenimento
-
Teatro de Rua faz programação do Dia do Livro em hom...
-
Caprichoso negocia participação da cantora Alcione p...
-
'Noite da Sinhazinha' leva torcida vermelha e branca...
-
Caprichoso finaliza gravação do DVD e trabalho deve ...
-
Festival no Centro de Manaus promove visibilidade LG...
-
Fã de carteirinha de Roberto Carlos sonha com encont...
-
Após mini-turnê, James Rios volta com agenda cheia d...
-
ONG Pata promove evento com adoção de pets no sábado...
-
Tricampeã, Reino Unido agita a inauguração da Feira ...
Veja também
- Teatro de Rua faz programação do Dia do Livro em homenagem a Shakespeare
- “Precisamos combater a ineficiência na gestão do SUS”, afirma especialista
- Economia sustentável ganha força com aproximação de produtores e clientes
- Manuela alfineta Temer no último evento de agenda em Manaus
- Prefeitura executa ações de prevenção em áreas atingidas pela cheia do Rio Negro
- Postes de energia elétrica caem sobre veículos na av. Cosme Ferreira
- Campanha de vacinação contra Influenza inicia no interior do AM
- Veja lista de aprovados da 1ª chamada do Bolsa Idiomas