Publicidade
Entretenimento
Vida

Você sabe o que é Quiropraxia?

Os conceitos que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde influenciam profundamente a área da medicina 04/01/2013 às 12:49
Show 1
Problemas do sistema músculo-esquelético é comum entre os brasileiros
acritica.com ---

Se alguém perguntar o que é quiropraxia, provavelmente a resposta seria um ponto de interrogação, mas se em seguida a pergunta relacionar-se à problemas de coluna e dores nas articulações, logo, logo, as reclamações e dúvidas viriam à tona.

A quiropraxia se encontra atualmente entre as três maiores profissões na área da saúde nos países desenvolvidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a profissão se dedica ao diagnóstico, tratamento e a prevenção das alterações do sistema neuro-músculo-esquelético e dos seus efeitos na saúde em geral.

A quiropraxia trata, por exemplo, de hérnia de disco, alteração postural e dor nas costas ou de cabeça. Para isso, faz uso de vários métodos terapêuticos, como terapia manual, exercícios físicos, reeducação postural e orientação nutricional. Pode trabalhar em parceria com fisioterapeutas e, caso seja necessário, encaminhar o paciente para tratamento com um ortopedista, reumatologista ou neurologista.

O quiropraxista é o único profissional habilitado para identificar e remover estas interferências na coluna, aliviando o paciente dos sintomas e evitando novos problemas.

Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.

O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.

A profissão atua em consultórios particulares, clínicas multidisciplinares, clubes esportivos, academias e empresas. Como todo tratamento da saúde, o auxílio de um profissional é indispensável pra um resultado positivo.