Publicidade
Especiais
Biodiversidade Marinha

A importância dos mares no Brasil e no mundo é discutida em Manaus

Parcerias que deram certo, projetos que protegem o ecossistema marítimo brasileiro e o alerta para o “retrocesso” na legislação brasileira foram tratados durante a manhã em Fórum 24/03/2012 às 13:54
Show 1
Alexandre Turra falou sobre as ameaças aos ecossistemas marinhos brasileiros
Cassandra Castro Manaus

A riqueza da biodiversidade marinha brasileira foi apresentada durante as palestras apresentadas na manhã deste sábado (24) no Fórum Mundial de Sustentabilidade em Manaus.

Depois da palestra de Sylvia Earle, o próximo palestrante a falar sobre o mar foi Alexander Turra, biólgo e professor do Instituto Oceanográfico da USP. Alexandre levantou questões que justificam o porquê de apesar de serem realizados debates, conferências, existir legislação e outros mecanismos no Brasil, ainda é tímida a mobilização dos atores envolvidos na questão (governo, empresários, sociedade, etc).

Ele apontou a falta de governança, de maior participação de todos , de monitoramento, investimentos e planejamento de ações.  Por outro lado, Alexander Turra disse que existem coisas que todos podem fazer como intensificar as discussões sobre o tema e também uma maior disseminação do conhecimento do mar para todos.

Guilherme Dutra, Diretor do Programa Marinho da Conservação Internacional,segundo palestrante, apresentou a riqueza da fauna e flora marinhas do arquipélago de Abrolhos, na Bahia e o trabalho que é feito no local com a intenção de fazer novas descobertas que ajudem a entender a área e  protegê-la.  Falou também da existência de áreas de conservação em Abrolhos inspiradas na experiência amazônica das Resex (Reservas Extrativistas) e de como é vital ampliar a proteção no arquipélago baiano.