Publicidade
Especiais
Especiais

Almir Suruí fala sobre sustentabilidade e desenvolvimento para os povos indígenas

Durante sua exposição, Almir falou sobre a experiência de desenvolvimento do seu povo que realizou um plano de ação para os próximos 50 anos 24/03/2012 às 16:42
Show 1
Chefe do povo indígena Paiter Suruí de Rondônia, Almir Suruí faz palestra no 3º Fórum de Sustentabilidade
Mariana Lima Manaus

O chefe do povo indígena Paiter Suruí, Almir Suruí, palestrou na tarde deste sábado (24) sobre economia verde e o desenvolvimento dos povos indígenas durante o Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus.

Durante sua exposição, Almir falou sobre a experiência de desenvolvimento do seu povo. Segundo ele, os índios Paiter Suruí realizaram um plano de 50 anos, tendo como base estudos realizados na terra, para desenvolver programas para orientar como os seus mais de 25 mil hectares de terras serão usados nesse período.

“O Plano de 50 anos ficou pronto em 2006. A partir deste período comecei a chamar atenção da opinião pública para a importância de se manter a floresta em pé”, ressalta Almir Suruí.

O líder indígena lembrou que atualmente há poucas políticas públicas para auxiliar os indígenas: “Deve-se pensar em planos para realizar um desenvolvimento de forma mais justa para todos”, afirma.

Ao fim de sua palestra, Almir Suruí chamou a atenção dos empresários presentes para criar um novo modelo de desenvolvimento, em especial, para a Amazônia.