Publicidade
Especial
Especiais

Caindo no gosto manauara

Restaurante Vivenda do Camarão abre sua terceira franquia na capital amazonense e ainda vê espaço para crescer na cidade. Rede atua na cidade há oito anos.  27/10/2013 às 19:35
Show 1
Rodrigo Perri, sócio-diretor da Vivenda do Camarão, ainda vê potencial no mercado local. Rede possui 3 restaurantes na cidade
Adan Garantizado Manaus (AM)

Apesar da grande identificação do amazonense com os peixes regionais, os frutos do mar vem ganhando cada vez mais espaço na mesa do público local. Prova disso é a rede de restaurantes Vivenda do Camarão. Presente em Manaus desde 2005, o grupo abriu recentemente sua terceira unidade na Capital, localizada no Shopping Ponta Negra. E mesmo com a grande concorrência que enfrenta na cidade, a rede ainda vê espaço para crescer na capital do Amazonas.

O Sócio-diretor da Vivenda do Camarão, Rodrigo Perri, conversou com o DINHEIRO na última semana e destacou a satisfação da rede de restaurantes com Manaus. “Em todas as nossas unidades, o retorno do público manauara foi muito bom. Mas, nós enxergamos Manaus com um excelente potencial. Deixamos o mercado local em aberto. Acho que a cidade ainda consegue suportar tranquilamente, mais duas unidades da Vivenda do Camarão”, frisou Perri. A rede possui cerca de 160 lojas espalhadas pelo Brasil. A Vivenda também possui unidades no Paraguai. Em Manaus, todas as três unidades são franquias.

Ao contrário de outros concorrentes, a Vivenda geralmente opera com lojas próprias, gerenciadas pela direção nacional da empresa. “A grande maioria das nossas lojas é própria. Hoje, devemos ter 125 unidades nesta categoria. Trabalhamos pouco ainda com franquias. Em Manaus, por exemplo, este formato deu muito certo. Hoje, no Brasil, devemos ter umas 45 lojas franqueadas, mas que possuem a mesma qualidade das próprias”, explicou Rodrigo, que descartou a possibilidade de Manaus receber uma “loja própria”. “Temos um grande respeito por nossos franqueados. Eles são parceiros e não concorrentes. Se fizéssemos isto, de implantar a Vivenda em sistema de franquia e depois que a marca se consolidar, implantássemos uma unidade própria, seria anti-ético. Não trabalhamos assim”, enumerou o sócio-diretor.


Exigências

Para abrir uma franquia da Vivenda do Camarão, os investimentos iniciais giram entre R$ 450 e R$ 500 mil. A rede dá todo suporte e treinamento para os franqueados e funcionários. O grupo também é flexível e não faz nenhuma “exigência mirabolante” do investidor. “A única coisa que pedimos é que o franqueado esteja presente na loja. Esta é uma filosofia da Vivenda. Damos um excelente suporte. Tanto é que todo tipo de perfil integra nosso quadro de funcionários. Tem de ex-donas de casa a ex-diretores de multinacionais”, esclareceu.

Destaque

O cardápio das lojas Vivenda oferece mais de 50 opções de pratos e servem uma média de 700 mil refeições mensais. A rede acaba de reformular seu cardápio, que agora também conta com novos molhos e pratos diferenciados. As expectativas para a nova unidade em Manaus são as melhores possíveis.

Prato sofisticado virou popular

A Vivenda do Camarão foi criada com a proposta de fazer os pratos com frutos do mar serem alimentos acessíveis.

A Vivenda do Camarão surgiu em 1984, em São Paulo. O primeiro restaurante da rede foi inaugurado no bairro Moema e possuia apenas uma simples faixa na rua com os dizeres “Camarão a preço justo”. A “estratégia” funcionou rapidamente e todos os dias, filas de clientes se formavam na portal do local. O restaurante começou a crescer dentro da capital paulista, chegando inclusive a espaços “elitizados” como o Shopping Morumbi. A Vivenda continuou crescendo e hoje, soma mais de 150 lojas espalhadas por todo o território nacional e também no exterior, que oferecem mais de 50 opções de pratos e serve uma média de 700 mil refeições mensais.

A tática de popularizar o camarão e outros frutos, antes disponíveis apenas em restaurantes de luxo, deu certo. “Nosso objetivo sempre foi facilitar o acesso do consumidor ao camarão e outros frutos que foram sendo incorporado a nosso cardápio. E o mais importante era garantir que um produto de qualidade chegasse à mesa de nossos clientes. É bom olhar para trás e ver que tudo deu certo”, comemorou Rodrigo.

A rede acumula uma série de prêmios ao longo de seus anos. Entre os mais relevantes, podemos citar o de melhor franquia de alimentação do Brasil, em 2004, premiação concedida pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Em 2012, a Vivenda foi vice-campeã na premiação da revista. Os selos de excelência em franchising, chancelados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) também fazem parte do hall de prêmios da Vivenda.

Destaque

Há três anos a Vivenda iniciou a operação no mercado de Food Service com produtos voltados para hotéis e bares. divulgaçãoVivenda do Camarão possui mais de 150 restaurantes espalhados pelo Brasil e no Paraguai