Publicidade
Especiais
Especiais

Caprichoso ou Garantido: Quem será o campeão?

A apuração do 47º Festival Folclórico de Parintins acontece as 14h desta segunda (2) na sala de imprensa do bumbódromo 02/07/2012 às 11:31
Show 1
Nesta segunda (2) acontece a apuração do festival
Jonas Santos Parintins

O grande campeão do 47º Festival Folclórico de Parintins será conhecido na tarde desta segunda-feira (2). A apuração dos votos começará às 14h na sala de imprensa do Bumbódromo. Dois fiscais de cada boi participam da contagem dos votos. São 21 itens avaliados pelos jurados. A última noite foi marcada por confusão envolvendo o corte de cabos de energia do Garantido que atrasaram a apresentação do boi, por meia hora. As comissões organizadora e julgadora se posicionarão oficialmente nesta segunda (2) sobre o episódio.

De acordo com o regulamento oficial, serão descartadas a menor nota atribuída ao item pelo julgador. A nota mínima é oito e a máxima é dez, podendo ser fracionada.

Os jurados vieram dos Estados de Sergipe, Paraná e Pernambuco. Eles já retornaram para seus estados de origem, logo após a última noite, com exceção da presidente da comissão julgadora, a paranaense Roberta Andreina Male, que ficou para a apuração desta segunda (2).

Os nove jurados foram divididos em três grupos para avaliar os blocos (A) comum/musical; (B) cênico/coreográfico e (C) artístico. A presidente da comissão não vota.

Cada agremiação tem 20 fiscais que atuam na arena para verificar infrações ao regulamento. Esse grupo de 40 pessoas trabalha usando trajes brancos, com passe livre em toda a área do Bumbódromo, inclusive na arena durante a evolução do boi e na galera.

Troféu
O troféu do boi campeão tem um 1,70 metro de altura e foi confeccionado na cor de cada bumbá. A novidade é que o melhor apresentador, levantador, amo, cunhã-poranga, rainha do folclore, sinhazinha da fazenda, porta-estandarte e tripa também receberão, pelo primeiro ano, troféus oferta da Ativa Consultoria e Eventos.