Publicidade
Especiais
Especiais

Devota de São João cumpre promessa e festeja 96 anos

Há 65 anos, ininterruptos, a parintinense Maria Prestes se reúne com os vários familiares e amigos para honrar o nome de São João Batista, em pagamento a uma promessa feita junto ao santo primo de Jesus Cristo 24/06/2012 às 22:51
Show 1
Devota de São João cumpre promessa e festeja 96 anos
Paulo André Parintins (AM)

Há 65 anos, ininterruptos, a parintinense Maria Prestes se reúne com os vários familiares e amigos para honrar o nome de São João Batista, em pagamento a uma promessa feita junto ao santo primo de Jesus Cristo. E todo dia do santo é a oportunidade que ela tem de comemorar seu aniversário – e lá se vão 96 primaveras e verões ensolarados da Ilha Tupinambarana.

“Eu recorri a São João porque eu estava tendo problemas de gravidez de um dos meus filhos. E falei pro santo que, ele salvasse meu filho, eu passaria a realizar uma bonita festa em homenagem a ele”, explica Maria Prestes. O filho, que recuperou-se da enfermidade, passou, então, a ser chamado de João. A iniciativa lembra muito a história do pescador Lindolfo Monteverde, que em pagamento à promessa feita a São João Batista para lhe curar de uma enfermidade, criou o Boi Garantido em 1913. A data também marcou os 99 anos do Boi Garantido, ontem.

E que festa. Desta vez as comemorações para São João e Maria Prestes foram realizadas em um sítio da comunidade do Aninga, próximo ao balneário Cantagalo. Na entrada do sítio,dois mastros foram erguidos, sendo um adornado com frutas naturais (laranja, banana, castanha-do-pará, tangerina e abacaxi) e o outro com bolas plásticas coloridas e salgadinhos e pipoca em saquinhos. Cerca de 50 crianças aguardavam para saborear os “quitutes” dos mastros, o que ocorreu por volta das 16h deste domingo (24), para a alegria da garotada e de muitos marmanjos.

A comemoração ainda contou com brincadeiras de época, como prendas onde quem falhasse tinha que colocar o rosto dentro de uma bacia cheia de trigo. Tudo em um bom humor.

Na parte musical, a animação ficou por conta da banda Explosão do Forró, com muito suingue e os hits do ritmo com origem nordestina.

Maria Prestes mora na rodovia Oduvaldo Novo, na fazenda Amsterdam, junto com a filha Nazaré Alves, que é dona de casa, e o marido dela, Manoel Adenilson, que trabalha como serviços gerais e que, ontem, distribuía bebidas aos participantes da festa. “Todos ajudam um pouco, todos os anos, a organizar essa bonita festa para a nossa mãe”, disse Nazaré Alves.

Totalmente lúcida, a quase centenária Maria Prestes estava elegante: com um vestido branco e um lenço vermelho na mão, em reconhecimento, também, ao seu amor pelo Boi Garantido, do qual é torcedora. “Sou torcedora do Garantido até morrer”, destaca ela, em meio a abraços, parabenizações e pedidos para fotografias das várias pessoas presentes.