Publicidade
Especiais
Especiais

Ex-parlamentar do Amazonas quebra protocolo e interrompe palestra de FHC, em Manaus

Beth Azize subiu no palco e interrompeu a intervenção de Fernando Henrique Cardoso, surpreendendo a plateia e os organizadores 23/03/2012 às 16:09
Show 1
Beth Azize invade palco e abraça FHC
Elaíze Farias Manaus
Quinze minutos após o início da conferência do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no 3º Fórum Mundial de Sustentabilidade nesta sexta-feira (23), a ex-deputada estadual e federal amazonense Beth Azize quebrou o protocolo. Beth subiu no palco e interrompeu a intervenção de Fernando Henrique Cardoso, surpreendendo a plateia e os organizadores.
 
A ex-parlamentar do Amazonas relembrou, para a plateia, um episódio envolvendo um diálogo entre ela e Fernando Henrique Cardoso. "Eu estava em casa quando recebi uma ligação. Disseram que era o Fernando Henrique, presidente. Eu disse: o Fernando Henrique? Era ele mesmo. Ele tinha ligado para dar parabéns, dizendo que eu tinha sido uma grande parlamentar. Eu afirmei: eu só fui uma grande parlamentar porque o senhor é um grande presidente", comentou Beth Azize, ao microfone. Ela disse também que, na ocasião do telefonema, tinha acabado de perder uma eleição, destacando que havia "sido roubada, como sempre acontece no Amazonas".

Nas entrelinhas, ela fazia referência à uma suposta fraude nas últimas eleições para o senado, na qual Artur Virgílio Neto (PSDB) perdeu para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).
 
Beth Azize continuou no palco por mais alguns minutos, exaltando o trabalho de Fernando Henrique Cardoso, cobrindo o ex-presidente de elogios.
 
Embaraçado com a interrupção, o ex-presidente devolveu o elogio e se disse "emocionado". "Fico feliz em saber que gestos tão simples como esse (o telefonema que deu à então deputada), sejam tão valorizados", comentou, retomando "o fio da meada" de sua apresentação.
 
Beth Azize retornou ao seu lugar, em uma área privilegiada do espaço onde ocorrem os debates do Fórum Mundial de Sustentabilidade.
 
A ex-parlamentar foi uma das mais atuantes parlamentares do Amazonas. Foi vereadora dos anos 70 e deputada estadual por dois mandatos, nos anos 80. Também teve dois mandatos de deputada federal, nos anos 90. Entre suas filiações partidárias estão o PMDB, o PDSB e o PDT. Beth Azize é advogada e jornalista.