Publicidade
Especiais
Especiais

Guerreira amazonense do tênis de mesa marca presença nos Jogos Olímpicos

Ligia Santos é a primeira representante do estado a competir em Londres 28/07/2012 às 13:38
Show 1
Lígia Santos é a primeira representante do estado em Londres
Nathália Silveira ---

 A menina que nasceu e passou sua pré-adolescência no bairro da Alvorada (Zona Centro-Oeste) sempre sonhou grande, nunca duvidou que pudesse ir além de uma competição estadual. Estava certa. Com 13 anos de idade Lígia Santos embarcou para São Paulo e na bagagem levou seus sonhos e determinação. Ainda bem. A atleta não somente é a única amazonense com nível olímpico a defender o tênis de mesa, como também foi a primeira mulher do País a disputar o torneio individual da modalidade (Sidney 2000).

 Hoje, em solo londrino, aquela mocinha que passou fome com seus sete irmãos em Manaus comemora sua terceira Olimpíada e se prepara para batalha: enfrentar Anolyn Lulu, de Vanuatu, pela fase preliminar do torneio individual, 4h (horário de Manaus). “Vou para essa Olimpíada muita mais experiente, com a cabeça feita e madura. A primeira vez que estive numa Olimpíada foi com 19 anos (em 2000 em Sidney, na Austrália) e eu era muito novinha”, considerou Lígia, em entrevista concedida ao CRAQUE.

Na quinta-feira passada, a amazonense, juntamente com a delegação brasileira, fez o primeiro treino de reconhecimento no ginásio ExCeL, localizado na região de Royal Docks (próximo ao centro de Londres) e onde acontecerão as disputas. Na manhã de ontem, Lígia, que é a número 228 do mundo, participou do último treino antes de sua estreia contra Anolyn Lulu, 931 do mundo. Se a amazonense passar da fase preliminar, ela já segue hoje mesmo para o primeiro round, que inicia a partir das 14h. A adversária será conhecida apenas na hora, através de um sorteio.

Números
2.000 Foi a primeira Olimpíada de Lígia Santos, em Sidney. Ela venceu um set em duas partidas. Em Atenas (2004) ela repetiu a marca: ganhou um set, perdendo por 4 a 1 para a nigeriana Cecília Otu Offiong.