Publicidade
Especiais
Especiais

Levantador do Garantido, Sebastião Júnior é a peça-chave na apresentação

Em 2010, ele era uma surpresa. No ano seguinte, uma realidade. Hoje, em seu terceiro ano no Festival Folclórico de Parintins, o levantador de toadas do Boi Garantido, Sebastião Júnior, é uma sensação 27/06/2012 às 14:47
Show 1
Levantador de toadas do Garantido, Sebastião Júnior
Paulo André Nunes Parintins (AM)

Em 2010, ele era uma surpresa. No ano seguinte, uma realidade. Hoje, em seu terceiro ano no Festival Folclórico de Parintins, o levantador de toadas do Boi Garantido, Sebastião Júnior, é uma sensação. Dono de um carisma impressionante junto à galera vermelha e branca, ele foi alçado à condição de ídolo e uma das grandes apostas do Boi do Povão para esta 47ª edição do “maior espetáculo da Terra”.

Se no início ele era uma incógnita, apesar de ser bastante conhecido em festivais como de Juruti, no Pará, desde o ano passado ele vai mais além do que o levantador de toadas. Participa ativamente de boa parte das coreografias e cênicas do boi, sendo fundamental para o conjunto e a evolução da associação folclórica.

Neste ano, uma novidade: ele emplacou duas toadas no CD, DVD e Blue-Ray oficiais do Garantido - “Meu Coração é Garantido” e “No País do Folclore”,  que já se transformaram em hits nos ensaios do boi realizados em Manaus e Parintins.

 “Em 2010 eu tinha uma toada chamada “Kanamari”, que compus em parceria com Demetrius Haidos e Geandro Pantoja, mas, como estava recente no boi, decidi não assiná-la. Eu queria me incomodar só com o posto de levantador. Neste ano eu coloquei duas toadas no CD, DVD e Red Ray”, destacou o artista, que ano passado foi até o Boto Tucuxi, durante uma das apresentações do boi vermelho e branco na arena do Bumbódromo parintinense.

Ele falou que está muito feliz com seu momento no Boi do Povão. “Fico muito feliz em participar do Garantido, não só como levantador, mas também como compositor e na parte cenográfica e coreográfica do boi. Estou aqui para dar o meu máximo  pelo boi, que me deu um espaço maravilhoso e hoje eu reconheço isso graças a Deus. E eu sou o que sou graças ao meu Boi Garantido”, fala, humildemente, ele. Sebastião Júnior explicou sobre a inspiração que teve para compor as suas toadas oficiais.

“‘Meu Coração é Garantido’ é uma toada que eu fiz para a Batucada. O coração do Garantido é a Batucada. E quando entra o ritmo ninguém fica parado. É o melhor ritmo do Festival e contagia mesmo”, conta o músico. Já sobre  “No País do Folclore”, ela nasceu como uma proposta de tema oficial para a associação, em homenagem ao Brasil. “Nosso Brasil é o País do folclore. Eu, como conheci diversos lugares desse País, e por onde a gente passa tem folclore e danças diferentes. Nosso Brasil é rico em cultura”

Respondendo com um sorriso fácil, como o de uma criança, Sebastião fala que não se considera um ídolo, e prefere creditar ao Garantido toda a atenção e reverência. “Na verdade, o que move tudo isso é o Garantido, o boi que é a nossa paixão. Nós fazemos tudo isso pelo boi. Se eu estou me tornando um ídolo da galera, eu agradeço, mas não sou só eu, e também os outros itens que a galera gosta. Nosso ídolo é o Garantido”, diz ele, na humildade.

Três perguntas:

1- Você passou de surpresa à realidade e hoje é sensação...

O Festival de Parintins é um teatro a céu aberto, e nossa intenção é mostrar isso. Os jurados que vêm de outros Estados querem chegar no meio da floresta amazônica e ver um espetáculo sensensacional. É isso que a história proporciona. Temos que caminhar juntos com o que a história pede.

2- E a preparação para o festival? O que você precisa para deixar a voz em dia?

Na verdade, eu só preciso de descanso. Terminamos os dois primeiros ensaios técnicos e amanhã tem mais. Vou descansar. Apresentamos os ensaios de duas horas e meia e vou voltar amanhã.

3- A poucos dias da apresentação, ainda dá tempo de descansar?

Temos o dia todo da primeira noite, que é sexta-feira. Costumo sair do Bumbódromo e ir pra casa, tomar uma e dormir. E no outro dia, descanso de novo. Temos que fazer isso pois estamos trabalhando com o corpo, então, o corpo tem que responder. Na verdade, tem que responder em dobro pois a cada noite é diferente da outra. Precisamos relaxar, eu principalmente.

Perfil: Sebastião Júnior

Idade: 25 anos

Seu item: É o levantador de toadas  do Boi Garantido desde 2010. Tem duas toadas entre as oficiais deste ano da associação folclórica: “Meu Coração é Garantido” e “No País do Folclore”.,

Experiência:

Foi levantador de toadas da Tribo Mundurukus no Festival Folclórico  das Tribos em Juruti (PA). Ele também foi produtor musical da própria tribo Mundurukus.