Publicidade
Especiais
Especiais

Nos três dias de festa Parintins é “invadida” por turistas

Ilha Tupinambarana está fervendo e os brincantes já estão contagiados com as toadas dos bumbás Caprichoso e Garantido no 47º Festival Folclórico de Parintins 30/06/2012 às 15:38
Show 1
Ilha já está pegando fogo com milhares de pessoas que vieram curtir o Festival
Thiago Monteiro Parintins (AM)

Ilha Tupinambarana está fervendo e os brincantes já estão contagiados com as toadas dos bumbás Caprichoso e Garantido no 47º Festival Folclórico de Parintins. Muitas pessoas já estão espalhadas por diversos cantos da cidade, e brincam de boi-bumbá em bares, praças e até mesmo no meio da rua. Para o aposentado Jorge Oliveira, 61, a festa já virou tradição em família, pois há 20 anos ele frequenta o município com sua esposa, a professora Leida de Souza, 45, nos bares da cidade e no Bumbódromo.

“Sou apaixonado pelo Garantido, e de ano em ano nós aparecemos nessa cidade para brincar de boi. Gostamos de ficar no meio da multidão, se reunir entre amigos no barco, nas praças, mas nesse ano não vamos para a arena por conta da nossa filha, que é menor de idade. A cidade está muito divertida”, destaca o aposentado Jorge Oliveira.

De acordo com o administrador João Batista, 27, que aparece na cidade somente no período do Festival, a “ilha” serve para tirar o estresse do dia a dia e também para brincar de boi-bumbá com amigos. “Não costumo ir ao bumbodrómo. Normalmente fico pelos bares da cidade e já frequento Parintins há três anos”, disse o administrador de empresas.

O parintinense Luiz Júnior, 40, explica que durante esse período do festival, todo mundo se diverte e trabalha em Parintins. “Pela manhã nós nos divertimos no meio do povo e à noite o trabalho é intenso no Bumbódromo. Claro, tudo com responsabilidade”, disse  Luiz Júnior.

A subsecretária da Secretaria de Turismo de Parintins (Setur), Carla Viana, informa que a ilha é frequentada por aproximadamente 80 mil brincantes. Segundo ela, 40 mil pessoas já entraram na cidade pelo porto. Nos aeroportos 100 voos diários estão sendo feitos para Parintins.