Publicidade
Especial
INSTITUIÇÃO

Universo da robótica será inserido dentro da sala de aula do Colégio Dom Bosco

A instituição vai trabalhar a Robótica Educacional, dentro da matriz curricular da Educação Infantil ao Ensino Médio. O objetivo é estimular a criatividade e autonomia dos estudantes 29/10/2017 às 16:18
Show dom bosco
As aulas de robótica e o Lego Zoom são diferenciais nas salas de aula (Fotos: Winnetou Almeida)
Silane Souza Manaus (AM)

O universo dos robôs e das impressoras 3D fará parte do dia a dia dos alunos do Colégio Dom Bosco, no ano que vem. A instituição vai trabalhar a Robótica Educacional, uma ciência multidisciplinar que desenvolve uma série de habilidades, e o Labmaker, um laboratório de criação, dentro da matriz curricular da Educação Infantil ao Ensino Médio. O objetivo é estimular a criatividade e autonomia dos estudantes.

Segundo a diretora pedagógica Sandra Elaine, com a robótica os alunos aprenderão a organizar o raciocínio lógico, lidarão com questões de trabalho em grupo e estarão sempre voltados a resolver um problema atual. “Serão pequenos inventores”. Já no Labmaker, o colégio em parceria com a Escola de Robótica Educacional Robô Ciência utilizará a tecnologia das impressoras 3D como recurso metodológico.

O uso desta ferramenta conjuga o desenvolvimento de competências e habilidades bem como o acesso ao mundo do trabalho. “O projeto se utilizará de experimentos de Ciências como recurso educacional, oferecendo aos alunos um aprendizado ativo destinado às atividades práticas de Ciências, Biologia, Química e Física, essenciais para o desenvolvimento da visão acadêmico-científica dos alunos”.

Outra novidade para 2018, é que a Árvore de Livros, uma plataforma de leitura digital, implantada este ano no Fundamental II ao Ensino Médio, será utilizada partir do 3° ano do Fundamental I. “A quantidade de leitura por aluno ao longo do ano aumentou e percebemos o impacto na escrita e oralidade dos alunos, além de um maior desempenho dos mesmos nas avaliações, por isso vamos ampliar o uso dela”.

Além disso, também haverá colônia de férias para o Ensino Infantil e Fundamental I nos meses de julho e dezembro e um projeto de teatro para o 2° ao 5° ano do Fundamental I.

A coordenadora do Ensino Infantil ao Fundamental I, Dayse Anne Flores, salientou que, além de ser uma escola que tem por objetivo formar integralmente o cidadão, o Dom Bosco tem em seu currículo da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental, natação, balé e capoeira, sem nenhum custo extra. “Temos também a Educação Financeira para a Educação Infantil e a Ciranda da Leitura da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental”, afirmou.

Também são disponibilizados material didático digital, a partir do 1º ano do Ensino Fundamental, projetos como “Canções que a gente gosta muito”, que movimenta o Ensino Fundamental, e “Contação de Histórias” da Educação Infantil. “Podemos destacar também que nossa escola possui um amplo espaço físico, com quadras, ginásio, auditório, laboratórios de Ciências e de Informática, sala de multimídia e sala das Mesas Alfabéticas”.

96 anos de tradição

A instituição tem como pontos fortes a tradição (tem 96 anos com um jeito moderno de educar, sem perder de vista os tradicionais e sempre atuais valores cristãos, essenciais para a formação dos jovens no mundo de hoje), o acolhimento (é uma escola inclusiva), equipe competente (direção, equipe técnica pedagógica e professores com cursos de especialização e mestrado na área de educação), currículo (com Arte, Cultura, Esporte, Tecnologia, Projetos de Vida e Projetos de Intervenção Social e Pastoral – é Colégio Paróquia); horários (que contemplam componentes curriculares de forma integrada e com aulas práticas) e ensino contextualizado (investe na relação teoria-prática, no ensino contextualizado, em metodologias ativas e no uso de tecnologias educacionais).

Proposta pedagógica

A diretora pedagógica Sandra Elaine, disse que o Colégio Dom Bosco é uma escola que trabalha a educação integral, inclusiva e interdisciplinar, que se estrutura segundo as áreas de conhecimento e pauta-se no desenvolvimento de competências e habilidades, promovendo um ensino contextualizado significativo no sentido de dar razões e esperanças para a vida dos estudantes.

Segundo ela, na perspectiva salesiana de educação, valoriza-se as pessoas em seu processo de individualização e socialização. “Neste contexto, adotamos a abordagem do processo de ensino e aprendizagem sócio-cultural, com modelo pedagógico centrado na interação. Desenvolvemos em cada estudante, mediante o acompanhamento dos educadores, o sentido crítico: cuidamos da preparação para a liberdade, para a vida e para o exercício profissional”, afirmou.

E cada vez mais a tecnologia se faz presente no colégio e no aprendizado do aluno, seja pelo uso de equipamentos tecnológicos, seja por meio de projetos envolvendo educação e tecnologia. “É fato que a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino é progressivamente necessária, pois torna a aula mais atrativa, com possibilidades e alcances ampliados, proporcionando aos alunos uma forma diferenciada de ensino”.

Neste contexto, o modo como se desenvolveu as estratégias de ensino da instituição, nos últimos anos, passou por mudanças significativas com a chegada do Material Didático Digital. O Colégio Dom Bosco possui a Plataforma Edebê Educação onde todas as ferramentas estão reunidas em uma rede social onde todos os membros da comunidade educativa pastoral (escola, professores, alunos e responsáveis) estão conectados.

Desta forma, os alunos sempre atualizados com as novidades da escola, realizam atividades interativas, provas on line, simulados, videoconferências. E os pais através da plataforma acompanham os seus filhos, recebendo a frequência diária, notas parciais, boletins, comunicação direta com toda a Comunidade Educativa.

O Ensino Médio tem acesso à plataforma Edebê Adaptativa de Aprendizagem. Uma plataforma que possibilita aos alunos potencializarem a proficiência nas áreas do conhecimento e otimizar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em outros processos seletivos para ingresso ao ensino superior. Outro diferencial é que possui um simulador de aprovação que permite que o aluno simule em quais cursos/universidades seria aprovado com a sua nota de proficiência atual a partir do estudo realizado pela Edebê Adaptativa.

Atividades extracurriculares

- Escolinhas de Esporte: natação, futsal, basquete, vôlei, capoeira, judô e dança.

- Escolinha de música: flauta, violão, bateria, boomwhackers.

- Excursões pedagógicas pela cidade de Manaus

- Dias de formação no sítio do Colégio

- Catequese: 1ª Eucaristia e Crisma

- Grupo de Animação Missionária

- Inglês Kids

Saiba mais

Outras informações, inclusive sobre os valores das mensalidades de 2018, podem ser obtidas por meio dos telefones: 2125-4657 (Central de Matrículas), 2125-4690 (Geral) e 99985-0218 (Whatsapp) ou ainda pelo site http://www.domboscomanaus.edu.br/ ou rede social Facebook: colegiodomboscomanaus. O Colégio Dom Bosco está localizado na avenida Epaminondas, 57, Centro.