Publicidade
Especiais
Especiais

Produção sustentável é questão de sobrevivência para as empresas

Para o vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar, Hugo Bethlen, a sustentabilidade nas empresas é fundamental, por se tratar de uma mudança de comportamento dos consumidores 23/03/2012 às 14:24
Show 1
Workshop 'Empresas responsáveis, consumo sustentável' com os expositores Hélio Mattar e Raquel Diniz
Monica Prestes Manaus

A produção sustentável e a responsabilidade social nas empresas não são mais apenas questão de consciência, mas de sobrevivência. O alerta foi feito pelo vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar, Hugo Bethlen, que foi um dos expositores no workshop 'Empresas responsáveis, Consumo sustentável', realizado durante o segundo dia do 3º Fórum Mundial de Sustentabilidade, esta sexta, em Manaus.

Para Bethlen, a sustentabilidade nas empresas é fundamental, por se tratar de uma mudança de comportamento dos consumidores, que deve ser seguida pelos empresários. O vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar revelou que a preocupação dos consumidores com a origem dos produtos é maior a cada dia. E que as empresas devem seguir essa tendência, para se manter no mercado.

"A preocupação com a origem dos produtos, que devem ser de fontes sustentáveis, é a principal relação com o consumidor brasileiro."

Por isso, o Grupo Pão de Açúcar mantém diversos programas que tornam a produção mais sustentável, como a reciclagem e a ênfase na qualidade dos produtos, em vez da quantidade, o que permite a fidelização dos clientes.

Preferência

O representante do Instituto Akatu, Helio Mattar, revelou que pesquisas realizadas pelo instituto apontaram que os condumidores optam por produtos saudáveis e seguros - com proveniência garantida - frente a produtos que podem prejudicar a saúde e não têm origem segura, mesmo que mais baratos.

"O consumo está deixando de ser um fim para ser um instrumento do bem estar material e psicológico. Se as empresas buscam a sustentabilidade e mostram isso para os consumidores, tendem a ser mais bem avaliadas por eles", analisou.