Publicidade
Especiais
Especiais

Rastreamento de veículos atrai clientela no AM

Empresas locais têm soluções para empresas e pessoas físicas. Investimento gera redução de despesas com a otimização no uso da frota, além de neutralizar a possibilidade de roubo. 02/12/2012 às 16:04
Show 1
Frota em crescimento e ocorrência de roubos torna Manaus um grande mercado de empresas de monitoramento
Jornal A CRÍTICA Manaus (AM)

Após ter seu carro roubado, e passar um grande sufoco para recuperá-lo, o representante comercial Juarez Gomes, 34, decidiu contratar um serviço de rastreamento. Não teve dificuldade em encontrar várias opções em Manaus, onde esse tipo de negócio cresce motivado exatamente pela incidência de roubos de veículos. Empresas como Link Monitoramento, Amazon Trace e Locate My Car - que operam com pagamento de mensalidades -, concorrem com aparelhos rastreadores, onde o único responsável pelo acompanhamento é o proprietário.

As duas modalidades têm vantagens e desvantagens. “Não se pode confundir rastreamento com monitoramento”, alerta Giovanni Scotti, da Link. No primeiro, o cliente só tem acesso a informações de localização do veículo. Já o monitoramento dá acesso a dados mais completos: é possível saber em que momento o carro é ligado ou desligado, e por quanto tempo. Essa modalidade é ideal para empresas, pois possibilita a otimização no uso da frota.

Motoristas não poderão usar o carro para finalidades não relacionadas ao trabalho, o que significa economia em gastos como combustível e manutenção. “Todos os nossos clientes, depois que passam a usar o sistema, tem redução nas despesa”, diz Giovanni. A Link Monitoramento é uma franquia e mantém central de monitoramento em Manaus desde 2010.

A Amazon Trace, que também opera nesse ramo, é marca própria e, assim como a Link, tem foco direcionado a pessoas jurídicas. No entanto, devido à forte procura por parte de pessoas físicas, atendem esse público com pacotes específicos. “ Nossa idéia era focar o mercado de pessoa jurídica, mas atendemos também pessoas físicas, o que varia desde o consumidor que comprou uma pequena motocicleta até grandes empresários que visam maior segurança de sua família e seu patrimônio”, diz Diego Fraiji, diretor técnico da Amazon Trace.

Segundo Fraiji, a redução de custos para empresas que usam o monitoramento chega a 30%. “O serviço passa a dar aos gestores das empresas dados sobre sua frota de veículos e isto acaba virando uma referencia para tomada de muitas decisões”, diz.