Publicidade
Especiais
Cardápio acessado na tela

Restaurantes investem em tecnologias que agilizam a realização de pedidos e o pagamento de contas

Essa praticidade, presente em algumas capitais do País, começa a surgir em Manaus, por meio de empresas e projetos que utilizam soluções tecnológicas inovadoras 06/12/2012 às 12:17
Show 1
No restaurante San, a visualização dos itens no iPad ajuda os cientes a conhecer as opções de comidas aisáticas
Priscila Mesquita Manaus (AM)

O cliente senta à mesa do restaurante, pega um tablet para visualizar a composição e as fotos de todos os itens do cardápio e envia a opção escolhida para a cozinha, com o auxílio do mesmo aparelho, que está conectado a uma rede Wi-Fi. Essa praticidade, presente em algumas capitais do País, começa a surgir em Manaus, por meio de empresas e projetos que utilizam soluções tecnológicas inovadoras.

Um dos empreendimentos é o San Fusion Food, restaurante de comida oriental inaugurado no último dia 21, no Vieiralves. A empresa optou pelo uso de um aplicativo que transforma o iPad em um cardápio eletrônico. Dessa forma, além de otimizar o atendimento, o San consegue eliminar os custos que teria com a impressão de cardápios.

“Se um item do cardápio está em falta ou vai mudar de preço, podemos ir até o computador central e fazer a alteração. Não precisamos, por exemplo, mandar imprimir novos cardápios. Essa mudança é uma tendência que vai crescer no mercado nos próximos anos”, afirma o empresário Xande Loureiro, que administra o restaurante com os sócios Jorge Santoro e Michel Benchimol.

Com o iPad, Loureiro explica que o cliente pode ver as fotografias das 80 opções do cardápio, nem sempre tão conhecidas do público pelo fato de fazerem parte das culinárias da China, Japão, Tailândia e Índia. Além disso, é possível enviar o pedido direto para a cozinha e acompanhar o valor final da conta.

Outro investimento em tecnologia capaz de reduzir os custos do San é o projeto de iluminação, assinado pela arquiteta Ana Loureiro, que utiliza apenas lâmpadas de LED. “A despesa com energia fica muito mais barata. E ainda temos 15 opções de cores para decorar o ambiente”.

Emporium Roma

Desde outubro de 2011, o Emporium Roma disponibiliza aos clientes a visualização do cardápio nos tablets. O aplicativo - desenvolvido por um programador da “casa” - ainda não permite o registro da solicitação a partir do equipamento, mas a gerente Kaitty Janaína explica que o desenvolvimento dessa melhoria já está em curso. “Nossa TI está trabalhando nisso. Em um futuro próximo queremos tornar possível o envio dos pedidos. Hoje o garçom manda a solicitação pelo PDA”, explica a gerente do restaurante.

Segundo Kaitty, o uso do sistema informatizado otimizou o trabalho e reduziu os custos com impressão de cardápios. A empresa conta hoje com mais de 40 tablets e pretende, ainda, criar um aplicativo para que o cliente peça o prato a partir de seu próprio celular ou tablet.

Criação de soluções

Os empreendimentos que decidem apostar nas tecnologias móveis para diferenciar seu atendimento podem contar com empresas locais especializadas no desenvolvimento de aplicações. Uma delas é a DR2 Mobile, responsável pela criação do aplicativo implantado no restaurante San. Batizado de “Alkanas”, o sistema não só facilita a visualização e escolha dos alimentos, como também realiza o fechamento de caixa e o controle de estoque.

O diretor comercial da DR2, Leonardo Mene, destaca que o Alkanas pode ser usado por meio de iPods, iPads e outros tipos de dispositivos móveis. Uma das vantagens para a empresa é a possibilidade de ter um quadro de garçons enxuto, já que o cliente manda o pedido direto do cardápio eletrônico. O garçom faz apenas a confirmação e retorna para trazer o alimento.

Antes de desenvolver essa solução tecnológica, a DR2 fez uma pesquisa no mercado e constatou que os restaurantes chegam a imprimir, por ano, de três a quatro versões diferentes do cardápio. “Nosso sistema permite a edição on-line. Então a empresa pode retirar um item das opções ou mudar o preço com rapidez”, diz.

O diretor explica que o custo de desenvolvimento do aplicativo varia conforme a necessidade do cliente, que deve investir também na compra de dispositivos. “O ideal é que o restaurante tenha um tablet para cada quatro mesas”.

A DR2 desenvolve aplicativos para empresas em geral, nas plataformas Android e iOs. Os telefones para contato com os profissionais da empresa são 9256-2010 e 9163-1240. O endereço eletrônico da empresa é o www.dr2mobile.com.br