Publicidade
Especiais
Especiais

Tacacá da Ilha Tupinabarana

A ilha Tupinabarana, como é conhecido o município de Parintins, localizado 420 quilômetros de Manaus (AM), abriga estabelecimentos que oferecem pratos típicos. Entre as receitas mais populares estão a caldeirada de tambaqui, o escabeche de filé de peixe, pato no tucupi, tacacá e o bodó assado.  A equipe do acritica.com preparou vídeos e receitas passo a passo da culinária parintinense, que poderão ser acessadas a partir desta semana 24/06/2012 às 21:48
Show 1
Tacacá da Maia
acritica.com Parintins (AM)

A ilha Tupinabarana, como é conhecido o município de Parintins, localizado 420 quilômetros de Manaus (AM), abriga estabelecimentos que oferecem pratos típicos da região. Entre as receitas mais populares estão a caldeirada de tambaqui, o escabeche de filé de peixe, pato no tucupi, tacacá e o bodó assado.

A equipe do acritica.com preparou vídeos e receitas passo a passo da culinária parintinense, que poderão ser acessadas a partir desta semana.

A primeira receita será o tacacá, uma receita típica da Região Norte. Em Parintins, a iguaria pode ser apreciada na barraca da Maia, que prepara o produto há mais de 17 anos no município. A barraca do ‘Tacacá da Maia’ está localizado na rua Gomes de Castro no Centro, próximo ao porto de Parintins.

Confira a receita:   



Ingredientes

•      500g de camarão de água-doce, lavado e sem a cabeça.

•      1 litro de goma de tapioca

•      1 litro de tucupi fervido

•      1 maço de jambú fervido, é uma erva utilizada em várias outras receitas paraenses e é considerada afrodisíaca.

•      1 cebola branca cortada em miúdos

•      Cheiro-verde, a gosto

•      Pimenta, a gosto

Modo de Preparo

1.     Separe o tucupi fervido.

2.     Leve ao fogo uma panela com 3 litros de água. Quando estiver fervendo, coloque a goma de tapioca, diluída em água, até que se forme uma papa grossa.

3.     Em outra panela com água, mergulhe o jambu até que o talo fique mole. Depois, escorra e coloque junto ao tucupi fervido. Importante: tire todas as flores do jumbu.

4.     Na hora de montar, use uma cuia para tacacá e coloque o tucupi e a goma com ajuda de uma concha. Feito isso, acrescente o jambú e então jogue a cebolinha e o cheiro verde, a gosto. Por último, ponha o camarão.

5.     O tacacá deve ser servido quente. Pimenta a gosto.