Publicidade
Especiais
Especiais

Tupi vence o festival de Boi Mirim em Parintins (AM)

O evento é formado por Crianças de quatro a dezesseis anos de idade. Os bois que fizeram o espetáculo são: Estrelinha, Tupi e Mineirinho 27/06/2012 às 18:50
Show 1
Os itens do boi Tupi comemoram o título
Thiago Monteiro Parintins (AM)

Durante o Festival Folclórico de Parintins é realizado o Boi Mirim, na Praça dos Bois de Parintins. O evento é formado por Crianças de quatro a dezesseis anos de idade. Os bois que fizeram o espetáculo são: Estrelinha, Tupi e Mineirinho que são julgados por seis jurados da cidade. A Secretaria de Turismo de Parintins (Setur) estima que mais de 20 mil pessoas participam da brincadeira. O evento faz parte do calendário do Festival Folclórico de Parintins.

Neste ano o grande campeão do festival foi o boi Tupi, representado pelas cores branco e laranja. O bumbá ganhou a festa com a pontuação final de 397,6 o boizinho apresentou-se em grande estilo na Praça dos Bois retratando a vida dos ribeirinhos e seu regionalismo. Em segundo lugar ficou o Boi Mirim Estrelinha com 395 pontos e em terceiro lugar o Boi Mineirinho, com 380,4 pontos.

O presidente do Tupi, Carlos Ribeiro, dedicou a vitória a todos os brincantes do boizinho, principalmente as crianças e aqueles que colaboraram para que o boi fizesse uma bela apresentação. O fundador do bumbá Tupi, Inaldo Andrade, apostou neste ano no tema “Ribeirinho da Amazônia”. “No ano passado nós abordamos o tema ‘Amazônia: Encantos e Magia’ e chegamos a ser vice-campeão, mas nesse ano está tudo pau-a-pau”, completou Andrade.

Os jurados tiveram que analisar 20 itens dos três bumbás, sendo divididos nos blocos artístico, musical e cênico,. O tempo mínimo de apresentação dos bois foi de 80 minutos e o máximo de 90 minutos.

O presidente da Liga dos Bois Mirins, Sidney Barbosa, destacou a participação dois bois e o empenho da Prefeitura de Parintins em realizar o festival. “Encerramos esse primeiro momento do festival com um bom resultados dos boizinhos, principalmente a iniciativa da prefeitura em disponibilizar toda a estrutura para a disputa dos bumbás”, afirmou Sidney. O coordenador de cultura do município, Eduardo Gomes, avaliou positivamente a participação de todos os bois mirins. Ele lembrou que a Sejuc sempre esteve a disposição dos dirigentes dos bois para um melhor resultado do festival. No término da apuração, os torcedores da agremiação campeã que estavam na Secretaria de Cultura comemoraram o resultado.