Publicidade
Carnaval
Especiais

Garantido coleciona 28 vitórias dos 47 festivais de Parintins

O boi do povão é o maior colecionador de títulos. A taça mais celebrada e devotada pelos torcedores é a que lembra a conquista do título de pentacampeão 18/03/2013 às 10:51
Show 1
Linfoldo Monteverde comandou o Garantido na conquista do título do Festival Folclórico do Amazonas em 1962, em Manaus
acritica.com ---

O Boi Garantido é o maior colecionador de títulos do Festival Folclórico de Parintins. Nos últimos 47 festivais o bumbá contabiliza 28 vitórias. Uma galeria de troféus, que marca a trajetória vitoriosa do boi de Lindolfo Monteverde, fica à mostra no auditório Valdenir Teixeira, da Cidade Garantido. Mas de todos os feitos em cima do adversário, o Caprichoso, nenhuma das taças é tão devotada pela nação vermelha quanto a que lembra a conquista do título de pentacampeão.

Os títulos foram comemorados nos anos de 1980, 1981, 1982, 1983 e 1984. Foi à era do surgimento do boi biônico, criado por Jair Mendes, numa alusão a série de TV “o homem de seis milhões de dólares”, da Rede Globo. O Garantido foi tricampeão em 1982 com o festival realizado no estádio Tupy Cantanhede. O tetra e o penta foram conquistados onde é hoje o atual Bumbódromo. Mas em 1983, a Prefeitura Municipal denominou o lugar de “Tabladão do Povo” e no ano seguinte chamou o palco da disputa de anfiteatro Messias Augusto, nome dado em homenagem ao radialista recém-falecido à época.

A arena passou a ser batizada com nome de Bumbódromo somente em 1988, quando o ex-governador Amazonino Mendes inaugura o no Centro Cultural de Parintins. No ano da inauguração o Garantido foi novamente campeão.

Hoje a briga entre os contrários acirrou-se ainda mais pelo Centenário que os bois completam em 2013 e também pelo prazer de vencer o adversário no ano de inauguração do novo Bumbódromo, que está sendo construído pelo Governo do Estado, em Parintins. Paulinho Faria, que apresentou o Garantido por 26 anos vivenciou de perto essa rivalidade que dividiu Parintins em duas cidades.

“O José Maria Pinheiro falava, num carro de propaganda volante, que o contrário era o boi da sociedade, da elite e eu comecei a falar na Rádio e nos eventos que o Garantido era o ‘Boi do Povão’”, conta o ex-apresentador, que veio a Manaus para a festa de gravação do DVD. José Maria é radialista e também foi apresentador do Caprichoso. Israel Paulain assumiu o posto de apresentador oficial em 2002, no qual permanece até hoje.