Publicidade
Carnaval
Especiais

Ibama irá inaugurar espaço destinado ao acesso de seu acervo bibliográfico

De acordo com ele, o projeto vem meses após o Ibama nacional ter disponibilizado em seu site (http://www.ibama.gov.br/servicos/biblioteca-digital) a Biblioteca Digital, com milhares de títulos à disposição do cidadão 24/02/2013 às 18:04
Show 1
Pesquisa
acritica.com Manaus

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estima inaugurar, ainda no primeiro semestre de 2013, um espaço em suas instalações destinado ao acesso do seu acervo bibliográfico, o qual estará liberado para a utilização da população. A área também terá computadores com acesso à internet  disponíveis tanto para consultas pessoais como para pesquisas, informou o superintendente do órgão no Amazonas, Mário Lúcio Reis.

De acordo com ele, o projeto vem meses após o Ibama nacional ter disponibilizado em seu site (http://www.ibama.gov.br/servicos/biblioteca-digital) a Biblioteca Digital, com milhares de títulos à disposição do cidadão. Conforme informações do portal do Ibama na internet, ela serve “como nova ferramenta de apoio à pesquisa, torna mais ágil e eficaz o acesso às informações ambientais, insumo no processo decisório do órgão e matéria-prima para um mundo sustentável, além de alcançar maior gama de usuários nas mais diversas localidades”.

O objetivo, contudo, é democratizar o acesso ao conteúdo de seu acervo, principalmente no que diz respeito às legislações relativas ao meio ambiente, relatório de impacto ambiental, plano de manejo, artigos de revista, publicações e cartazes produzidos pelo Instituto, teses, dissertações e monografias de seus servidores, além de imagens fotográficas obtidas em expedições de trabalho. “São informações técnicas, do ponto de vista social, político, econômico. É um banco de informações muito grande, fruto de estudos, que a cidade tem direito de ter acesso”, comentou o superintendente.

Segundo Mário Lúcio, entre os livros digitais disponíveis estão os que foram publicados com o apoio ou a partir da produção da editora do próprio Ibama. “A ideia é socializar e deixar à disposição de todo cidadão essas informações. Estamos trabalhando cada vez mais para que isso seja mais acessível ao público brasileiro”, disse.

Ele também destaca que no Ibama do Amazonas, situado na rua Ministro João Gonçalves de Souza, Distrito Industrial (acesso pela BR-319), existem livros e outros materiais impressos disponíveis para doação e, escolas e instituições interessadas, podem procurar o responsável na sede, ou ainda, buscar maiores informações pelo número 38787137.