Publicidade
Esportes
Craque

40 técnicos da FIFA e COL visitam Manaus neste sábado

Após a visita na Arena, as comitivas retornam para a Sede do Governo, onde farão debates, recomendações e ajustes necessários ao planejamento apresentado 09/03/2012 às 11:09
Show 1
Arena Amazônia
Acritica.com Manaus (AM)

Cerca de 40 técnicos da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de Mundo de Futebol de 2014, desembarcam, neste sábado, em Manaus. O grupo fará uma visita técnica à Arena da Amazônia e será recebido por uma comitiva local formada por secretários e técnicos do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus.

A Visita de Monitoramento de Estádios tem o objetivo de avaliar como as equipes locais estão planejando a mobilidade urbana, segurança, estruturas que devem ser instaladas no entorno das arenas onde acontecerão os jogos, entre outros requisitos necessários à realização dos eventos em cada capital.

“Essas inspeções têm como objetivo analisar e adequar o planejamento operacional dos estádios, que é extremamente complexo. O plano envolve esquema especial de tráfego, checagem de segurança, orientadores de público, área de exposição dos afiliados comerciais, tendas de hospitalidade, estrutura para a TV e muito mais”, explicou Tiago Paes, gerente de operações em estádios do COL.

Antes de seguirem para a Arena da Amazônia, representantes da cidade-sede Manaus apresentarão, na Sede do Governo, como está planejado o funcionamento das estruturas que serão instaladas no entorno da Arena da Amazônia, além do estágio de execução da obra do estádio.

De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango Neto, Manaus tem a vantagem de utilizar menos estruturas temporárias e aproveitar as estruturas fixas que já existem nas proximidades da nova arena. "Nós vamos utilizar a Arena Amadeu Teixeira, o Centro de Convenções do Amazonas (CCA), que deve ser inaugurado no final do ano, o Sambódromo e a Vila Olímpica para abrigar as estruturas de apoio necessárias à realização Copa, como o centro de mídia, área de hospitalidade da FIFA, voluntariado, central de segurança entre outros", afirmou.

Após a visita na Arena da Amazônia, as comitivas retornam para a Sede do Governo, onde farão debates, recomendações e ajustes necessários ao planejamento apresentado, considerando as observações verificadas na obra e entorno.

Os técnicos da FIFA e do COL iniciaram esta série de visitas às cidades-sede no último dia 6, terça-feira, por São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Cuiabá. Amanhã eles estarão em Manaus e no domingo seguem para Natal. Estas visitas técnicas estão acontecendo a cada seis meses, mas tendem a ficar cada vez mais frequentes, na medida em que a Copa de 2014 se aproxima.