Publicidade
Esportes
Craque

Amazonas disputa finais do Brasileiro de Basquete Sub-17 masculino e feminino

Já classificadas para a segunda divisão, as seleções do Amazonas decidem o título nesta segunda-feira (5), no sexto dia de competição do Campeonato Brasileiro 05/10/2015 às 11:59
Show 1
As meninas serão as primeiras a entrar em quadra e jogam contra a Seleção de Alagoas
ACRITICA.COM Manaus (AM)

O Amazonas disputará nesta segunda-feira (5) as finais da 3° divisão do Campeonato Brasileiro sub-17 tanto no masculino como no feminino. As meninas entrarão em quadra às 14h30 (horário de Manaus) para enfrentar a seleção de Alagoas. Já os meninos jogarão às 17h30 (hora Manaus) contra o Maranhão. As quatro seleções já estão classificadas para a 2ª Divisão em 2016.

Na primeira semifinal masculina, Maranhão e Rio Grande do Norte fizeram uma partida disputada e só decidida nos minutos finais. O time potiguar abriu uma vantagem de 13 a 0 no início do jogo e fechou o primeiro tempo dez pontos na frente: 30 a 20. No terceiro período começou a reação da equipe maranhense que fechou o quarto em 42 a 40, com dois lances-livres de Luccas Ribeiro. Nos últimos dez minutos o Maranhão se manteve à frente do marcador até fechar em 64 a 55, com 21 pontos do cestinha Luccas Saraiva.

 “A nossa equipe sentiu o peso da semifinal no primeiro tempo e não conseguimos impor nosso ritmo de jogo. No intervalo o nosso técnico (Hermílio Nina) conseguiu acertar o time. E depois que viramos o placar no final do terceiro quarto em 42 a 40, tivemos tranquilidade para manter a liderança até o final. Estamos muitos felizes com o retorno do Maranhão à 1ª Divisão e vamos em busca do título”, declarou Luccas Saraiva.

A outra semifinal entre Amazonas e Acre foi marcada pelo equilíbrio no primeiro tempo, quando os amazonenses terminaram apenas quatro pontos na frente: 23 a 19. No início do terceiro período, a equipe do Amazonas abriu uma vantagem de dez pontos (33 a 23) e administrou a diferença até o apito final em 71 a 59. Os principais pontuadores do jogo foram Victório da Silva (AM) e José Luis dos Santos (AC), com 20 pontos cada.

“Foi uma partida emocionante do início ao fim, mas no final valeu a nossa garra, determinação e vontade de vencer. Estamos na final e agora queremos o título. Vai ser outro confronto duro, mas vamos entrar com muito mais disposição para levar esse título para o Amazonas”, destacou Victório da Silva.

Semifinal Feminina

A primeira semifinal feminina entre Amazonas e Sergipe foi marcada pelo equilíbrio na etapa inicial, que terminou com vantagem da equipe do norte por seis pontos (32 a 26). No terceiro quarto as amazonenses chegaram a abrir 43 a 30, mas no início do último período as sergipanas reagiram e a diferença caiu para seis pontos (48 a 42). Nos três minutos finais a seleção do Amazonas foi melhor e fechou em 61 a 47. As principais pontuadoras foram Thalita Rocha (AM) e Letícia Souza (SE), com 18 e 17 pontos, respectivamente.

“O time todo está de parabéns porque superamos um adversário muito difícil e que soube valorizar nossa vitória. Estamos na final e na 1ª Divisão no próximo ano. Isso é muito importante para o basquete feminino do Amazonas, disse a cestinha Thalita Rocha.

 E Alagoas garantiu sua vaga na final com a vitória sobre o Pará por 37 a 26(20 a 18). A alagoana Daniele Marcolino foi o destaque do jogo com 13 pontos e quatro rebotes.5º ao 8º lugares