Publicidade
Esportes
GAMES

Pela 1ª vez, AM terá representante nos Jogos Digitais no JUBs 2018

Wendell Monteiro, 18, será o primeiro a defender o Estado nos Jogos Digitais dentro dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 18/10/2017 às 11:30 - Atualizado em 18/10/2017 às 13:23
Show a
“Fera” dos games, Wendell será o Amazonas no JUB's (Foto: Mauro Neto/Sejel)
acritica.com Manaus (AM)

"A brincadeira ficou séria". Foi o que disse Wendell Monteiro, 18 anos, o primeiro representante do Amazonas nos Jogos Digitais, nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que começa nesta quarta-feira (18), e segue até o próximo dia 29, em Goiânia (GO).  

Wendell pertence a uma família de apaixonados por jogos digitais. Quando começou a praticar a modalidade, ainda sem pretensões de competir profissionalmente, tinha que esperar o intervalo dos jogos para poder brincar. Até que um dia, Wendell pediu para sair e o pai, Wenderson Monteiro, 38, condicionou. “Se você ganhar de mim no Fifa2, eu deixo você ir”, contou o pai aos risos, lembrando que ele não ganhava e, portanto, não saía.

Desde então, essa pressão fez o gamer se dedicar mais. Hoje, segundo o pai, o rapaz está em um nível tão alto, que ninguém mais da família quer enfrentá-lo.


Ao lado do pai, Wendell tem treinado bastante (Foto: Mauro Neto/Sejel)

Dedicação nos treinos

E foi a dedicação nos treinos que fez Wendell ganhar destaque. Ano passado ele percebeu que o jogo já não era mais uma simples brincadeira. “Percebi que algo estava diferente na seletiva para o Brasileiro de Fifa, em Brasília. Um amigo me avisou e eu me inscrevi. Nessa época, eu já ganhava de todo mundo. Jogava online e já percebia que eu jogava em alto nível. Então cheguei na seletiva, ganhei e fui para o Brasileiro”, relembrou, contando que ainda assim não estava 100% confiante.

“Eu não estava botando muita fé e quando cheguei no torneio nacional tinha muita gente boa, reconhecida no Fifa, caras que ganharam os brasileiros, o América. E eu fiquei em 4º lugar e constatei que estava mesmo em outro nível”, completou.

Rotina de estudos e treinos

Recém chegado de Brasília, Wendell divide o tempo com as aulas de Direito, o estágio e os treinos. Ele acredita que vai ser a modalidade que lhe trará a tão sonhada independência financeira. O atleta participa de 40 a 110 partidas por fim de semana. “Quando mudei para Manaus, um amigo logo me colocou em um grupo de jogos online e fui muito bem acolhido por todos”, contou.

O brasiliense será o primeiro gamer a representar o Amazonas nos Jogos Universitários Brasileiros. “O pessoal daqui de Manaus me acolheu muito bem, tanto os amigos que conheci na faculdade, quanto os amigos do Fifa. Será uma honra representar esse Estado. Como não tinha representante, espero estar abrindo portas para novos atletas de jogos digitais”, pontuou.

O JUBs chega à sua 65ª edição como a maior competição universitária da América Latina. O torneio contará com a presença de 5 mil participantes dos 26 Estados, entre delegações, árbitros, voluntários e o comitê organizador. A delegação amazonense conta com o apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

*Com informações da assessoria de imprensa