Publicidade
Esportes
Craque

Amazonas vai ter uma vaga na Copa Brasil Sub 20, que começa em outubro

A CBF também anunciou a criação da Copa do Nordeste, qu será jogada no primeiro semestre de 2013. A Copa do Brasil também vai mudar 28/08/2012 às 15:17
Show 1
Jogadores do Nacional comemorando título amazonense
Acritica.com Manaus (AM)

O presidente da CBF, José Maria Marin, anunciou nesta segunda-feira a criação de mais uma competição sob a chancela da entidade. Trata-se da Copa do Brasil Sub-20, que integrará todo o país na revelação de talentos nas categorias de base. Esta primeira edição do torneio será realizada entre os meses de outubro e dezembro deste ano.

De acordo com a Federação Amazonense de Futebol (FAF), o Amazonas vai ser beneficiado com uma vaga, mas a CBF não definiu os critério de participação. Na categoria Sub 20, o atual campeão do Amazonas é a equipe do Tarumã, mas esta equipe utilizou toda a estrutura do Nacional para disputar o Estadual. Em 2011, o Campeão foi o Nacional.

A CBF deve anunciar nos próximos dias o regulamento da competição e os clubes que vão disputar. A Copa Brasil sub-20 terá  de 32 equipes na disputa pelo título, estima-se que a competição envolverá cerca de mil jogadores, o que não só irá promover o importante trabalho realizado pelos clubes, como também auxiliará as comissões técnicas das categorias da base da Seleção no processo de convocação das equipes.

- Fico muito feliz de poder realizar esta competição, que será um marco na revelação de talentos no Brasil. Veremos cada vez mais jogadores como Oscar e Lucas, por exemplo, só para citar esses dois, que vieram da base de seus clubes para as Seleções de Base e depois Principal - comemorou Marin.

O anúncio foi feito por Marin aos representantes dos clubes na companhia do vice-presidente Marco Polo Del Nero, do deputado federal José Rocha e do diretor Jurídico da CBF Carlos Eugênio Lopes.