Publicidade
Esportes
Super 8 de Rugby

Amazonense jogará final do Campeonato Brasileiro de Rugby neste domingo (24)

O pilar Levy Marinho joga pelo Jacareí Rugby, de São Paulo, e tenta o título contra o Farrapos, do Rio Grande do Sul 23/09/2017 às 14:02 - Atualizado em 23/09/2017 às 14:10
Show levy
(Foto: Divulgação Jacareí Rugby)
Camila Leonel Manaus (AM)

O Campeonato Brasileiro de Rugby XV, conhecido como Super 8, terá final inédita entre Jacareí Rugby, de São Paulo, e Farrapos, do Rio Grande so Sul. Apesar de pôr frente a frente um time do sudeste e um do sul do Brasil, terá amazonense em campo lutando pelo título da competição, que começa às 12h (de Manaus) deste domingo (24), em Blumenau, Santa Catarina.

"O Campeonato Brasileiro para mim está sendo uma excelente experiência. Poder jogar com as pessoas de alto nível de rugby e estar entre os finalistas é muito bom.  Espero que sejamos campeões", disse o amazonense de 19 anos.

Nascido e criado em Manaus, especificamente no bairro do Coroado, Levy começou no rugby no final de 2013 através do convite de um amigo. Ele aceitou e começou a jogar no Grua Rugby, time que treina no campus da Ufam, localizado no mesmo bairro de Levy. Não demorou muito para o jovem chamar a atenção e ser mandado para realizar testes em São Paulo.

"Pessoas do meu time, mais especificamente o Cayo Nicolau e o professor Marcelo Gordo, entraram em contato com a equipe do São José Rugby para eu fazer um tipo de teste de seis meses e ver se eu me adaptava ao nível do rugby daqui", disse o jogador que joga não só se adaptou como já joga há três anos no interior paulista, dois no São José e um no Jacareí.  "Minha convivência atual aqui no Jacareí Rugby é a melhor possível. Um clube muito acolhedor. O Julião, que é o nosso treinador, é um dos caras que é fera, uma excelente pessoa. Fiz muitos amigos aqui", completa o jogador que passou por treinos da base da seleção brasileira.

 

 A torcida compareceu aos jogos do mata-mata para empurrar o time rumo à final inédita (Foto: Divulgação Jacareí Rugby)

 

Soberania desde o início

Jacareí e Farrapos fizeram as melhores campanhas na fase classificatória e fizeram valer a supremacia também na fase de mata-mata. O time de Levy foi líder da fase de classificação com 25 pontos, contra 22 do segundo colocado. Na segunda rodada enfrentou o mesmo adversário deste domingo e venceu por 35 a 30.

Na semifinal, o time derrotou o atual vice-Campeão Desterro (SC) por 20 a 12, em uma partida de alto nível. Com um try relâmpago de Josh Reeves, com menos de 1 minuto de jogo, e outro de Leo Ceccarelli, ainda no primeiro tempo, o Jacareí conseguiu segurar o ímpeto do time catarinense, que até conseguiu dois tries, com Ige e Nativo, mas acabou derrotado em campo. Assim como o Farrapos, está será a primeira final do Jacareí na história do Campeonato Brasileiro de Rugby XV.