Publicidade
Esportes
Craque

Amazonense se prepara para ir ao Brasileiro de Judô Sub-23 no Mato Grosso

A atleta do Amazonas, Rafaela Barbosa, conhece bem as adversárias e promete fazer bonito nas competições no campeonato brasileiro deste ano 24/08/2012 às 09:36
Show 1
Rafaela Barbosa conhece bem as adversárias e promete fazer bonito no campeonato de judô
A Crítica Manaus (AM)

Com uma boa sequência de músicas eletrônicas no playlist de seu Ipod, a tricampeã sul-americana nas categorias de base, Rafaela Barbosa, finalizou nesta quinta-feira (23) seus últimos preparativos para ir ao Campeonato Brasileiro de Judô Sub-23, neste final de semana, em Cuiabá A música, segundo ela, é uma “companheira” indispensável. Por isso, a seleção certa das batidas é levada a sério pela atleta.

“É comum me ver com um fone de ouvido antes da disputa. A música eletrônica me faz ficar agitada e a adrenalina vai a mil. Isso ajuda na minha concentração e me faz ir ao tatame com garra e muita determinação. Faz parte da minha preparação”, comentou a lutadora de 19 anos, que também curte  o som mais pesado da banda californiana Sublime, que mistura ska punk e reggae.

Mas, selecionar boas músicas não é o único segredo dessa atleta para se dar bem. Antes de embarcar para o Mato Grosso, a amazonense que vai lutar na categoria até 52 Kg, enfrentou cinco horas diárias de treinos por quase dois meses seguidos, sempre conciliando tudo isso  com o  curso De direito e o namoro.

Tudo ao mesmo tempo

“É bem difícil, mas dá pra fazer tudo isso. Para ser campeã, a dedicação tem que ser total e o judô é minha prioridade”, disse a futura “doutora”, ao analisar que suas principais adversárias no sub-23 vem do Rio de Janeiro e São Paulo.

“Elas vão vir bem preparadas e sei que arrebentam na modalidade. Mesmo assim, estou indo pra fazer o meu melhor e trabalhando bem meu psicológico vou conseguir sair vencedora”, observou Barbosa.

Nove feras do AM na equipe

Para representar o Amazonas no Brasileiro Sub-23 deste sábado e domingo, desembarca hoje no Mato Grosso, além de Rafaela, mais nove atletas amazonenses que obtiveram resultados expressivos em recentes competições nacionais. Entre eles, estão os judocas Rayfan de Araújo Barbosa, Edy Williams Araújo e Kethelen Vieira.

Para Rayfan Barbosa, a equipe que disputará o campeonato é uma das mais bem preparadas do Estado. “O Amazonas viajará com uma seleção muito forte e que promete grandes resultados”, considerou o judoca de 21 anos, que assim com os outros dois atletas, ganhou passagens aéreas da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) para ir ao evento.