Publicidade
Esportes
Craque

Amazonense sobe ao pódio do Circuito Europeu de Judô no dia do aniversário do pai

Rafaela Barbosa venceu a alemã Nieke Nordmeyer, por ippon, e conquistou o bronze no dia em que o pai, Antonio Barbosa, completou 55 anos 25/03/2013 às 08:29
Show 1
Rafaela Barbosa garante o terceiro lugar no Circuito Europeu de Judô na Alemanha
Lorenna Serrão ---

O fim de semana foi de festa para a família Barbosa. É que Rafaela Barbosa, de 20 anos, que já havia conquistado o quinto lugar na categoria até 52 kg, no Circuito Europeu de Judô, em Portugal, garantiu a terceira colocação na etapa realizada na Alemanha, após vencer a alemã Nieke Nordmeyer, por ippon, no sábado (23), dia em que o pai, Antonio Barbosa, completou 55 anos. “A vitória no dia do meu aniversário e do meu filho, Rafael Barbosa, que desta vez não conseguiu subir ao pódio, foi para nós um presente magnífico e incomparável, o melhor presente que um pai poderia ganhar de uma filha”, comemorou o pai.

Para brigar pelo bronze, Rafaela teve que desbancar a austríaca Nicole Hertst e a belga Aino Gansemans. “Estou muito feliz com o resultado, minhas adversárias eram muito fortes, não foi fácil. A temperatura é bem diferente do clima de Manaus e isso em uma competição de alto rendimento, na Europa, acaba prejudicando. Eu peguei uma gripe, mas graças a Deus, ao minha preparação forte e a minha determinação eu consegui a medalha”, disse a judoca.

Sobre presentear o pai com uma medalha conquistada em um evento internacional, Rafaela afirmou que não existem palavras para expressar a sua felicidade. “Não tenho palavras pra descrever o quão feliz estou, a competição foi difícil e as dificuldades não foram poucas, mas pra quem tem garra, fé, força e muita vontade de ganhar o resultado sempre vem. Poder presentar o meu pai com essa medalha me deixa realmente muito feliz”, completou.

Rafaela e o irmão Rafael, que também representou o Amazonas no torneio europeu, e que contaram com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), retornam para a capital nesta quinta-feira. “Devemos chegar em Manaus na quinta e já vamos começar a preparação para as seletivas para os Campeonatos Brasileiros de Judô (Júnior e Senior)”, comentou a atleta beneficiada pelo programa Bolsa-Atleta, da Prefeitura de Manaus.

De acordo com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o Circuito Europeu contou com uma verdadeira legião de novos talentos, 72 atletas das classes sub-21 e sub-18 participaram do Estágio Internacional no Velho Continente. E o Amazonas fez bonito, com Rafaela Barbosa.