Publicidade
Esportes
JUDÔ

Amazonenses conquistam medalhas no Brasileiro de Judô Sênior, na Bahia

Rafaela Barbosa e Adriano Rodrigues conquistaram o bronze na competição. 13/11/2017 às 11:57 - Atualizado em 13/11/2017 às 13:18
Show feae878c 3b82 4234 a1b0 11f7275dc01e
Atletas competiram com os melhores judocas do país, incluindo atletas olímpicos. (Fotos: divulgação)
Jéssica Santos Manaus - AM

Os judocas amazonenses Rafaela Barbosa (-52kg) e Adriano Rodrigues (-66 kg) conquistaram medalhas de bronze no Campeonato Brasileiro Sênior 2017, que foi realizado no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia, no último final de semana. Além dos dois medalhistas, outros judocas do Amazonas também participaram da competição, incluindo Carolynne Hernandez (-48 kg), Maria Taba (-52 kg), Greyce Kelly (-78 kg), Jeriel Lima (-55 kg), Rafael Barbosa (-73 kg) e Perceu Lima (+78).

“Minhas lutas foram bem fortes, fiz quatro lutas, sendo que a primeira foi com a atual campeã do troféu Brasil, Milena Mendes, e ganhei de finalização. A segunda, eu ganhei de uma atleta do Paraná, com um ippon, já a semifinal, eu perdi por um shido pra uma atleta do Rio Grande do Sul, e ganhei a disputa de terceiro lugar da atleta Jéssica Souza, do Distrito Federal”, contou Rafaela.

Rafaela (Bolsa-Atleta Municipal/FIEAM)) também disse que a medalha teve grande significado para ela. “Não tem preço uma medalha assim. Eu cheguei tão perto de estar na final, infelizmente não deu, mas eu consegui essa medalha”, destacou.

Adriano (Acopajam/Bolsa Atleta Municipal) é quarto colocado no ranking nacional atualmente. No Brasileiro, ele fez quatro lutas até conquistar o terceiro lugar. “A primeira com um atleta do Espírito Santo, a segunda com um do Rio Grande do Sul, a terceira com Minas Gerais, e a disputa do terceiro com o Rio de janeiro, em que ganhei de wazari”, disse Adriano, que conquistou sua quarta medalha em Brasileiros Sênior.

Ele conta que hoje seu foco, mais do que nunca, são as Olimpíadas. “Hoje, estou fazendo um intercâmbio no Minas Tênis Clube, focando o próximo ciclo olímpico Japão 2020”.

Participaram do Campeonato Brasileiro, 300 judocas, entre eles, atletas integrantes da Seleção brasileira de Judô e atletas olímpicos, como Sarah Menezes, Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro. Com a medalha no peito, Rafaela também só pensa na sua próxima competição, que vale muito para um futuro na Seleção brasileira.

“Agora vou focar na Seletiva Olímpica, que será entre os dias 12 e 13 de dezembro, na Bahia, e vou treinar muito mais, focar muito mais, e vamos conquistar mais um ano de Seleção pro nosso Amazonas”, anunciou Rafaela.

Ela contou que teve um ano difícil. “Venho de uma época muito ruim de lesão, e é muito difícil voltar ao alto nível com tantas dificuldades, mas estou muito feliz, muito feliz mesmo!”, completou Rafaela, que precisou operar o ombro e depois sofreu uma série de outras lesões, mas se recuperou.

Esta foi a última chance dos judocas categoria Sênior pontuarem para o ranking. Os atletas classificados até a nona colocação no ranking nacional de judô participarão da Seletiva Olímpica Tóquio 2020 – Etapa II, que definirá vagas para a Seleção Brasileira do ano que vem.