Publicidade
Esportes
JEA'S

Jogos Escolares do Amazonas contam com novas disputas de aquathlon e basquete 3x3

Dupla formada por Lucas dos Santos e Arthur Andrade foi o grande destaque nas decisões do volêi de praia 28/07/2017 às 18:26
Show volei
Equipe de Boa Vista do Ramos surpreendeu no vôlei de praia, e ficou com o título de campeã do Jea's (Aida Fernandes/Seduc)
Jéssica Santos Manaus - AM

Vinda de Boa Vista do Ramos, a dupla formada por Lucas dos Santos e Arthur Andrade foi o grande destaque da manhã de decisões no volêi de praia dos Jogos Escolares do Amazonas (Jea’s). O município, que nunca havia participado dos Jogos na modalidade, conquistou o ouro na categoria Juvenil masculina, representando a Escola Maria Isabel dos Santos. Mas, se houve surpresa no masculino, no feminino o resultado foi o esperado, pois a dupla vencedora, formada por Lorena Fernandes e Larissa Monteiro, do Centro Educacional Recanto da criança, foi bicampeã dos Jea’s. Os campeões garantiram vaga para os Jogos da Juventude 2017.

“Nós tivemos que correr atrás do prejuízo, não foi fácil, porque perdemos um jogo na 1ª fase, mas deu tudo certo e, apesar dos problemas que tivemos, fomos campeões”, disse Lucas sobre as dificuldades para eles chegarem à vitória.

Odenilson Rocha é professor de educação física dos garotos campeões, e conta que a comunidade acreditava na vitória da dupla de Boa Vista do Ramos. “Todos sabiam que eles tinham potencial para vencer, e o nosso sonho aconteceu. Estamos fazendo história com nossa participação aqui, e agora vamos representar o Amazonas lá fora”, disse ele.

O professor relembra como foi o início da trajetória deles. “Eles começaram jogando no quintal de casa, e até hoje eles treinam lá, sempre evoluindo. O Projeto Vôlei futuro, do qual fazem parte, é uma escolinha, e se tornou referência em Boa Vista do Ramos. Hoje, eles ganharam devido a essa oportunidade que tiveram, à base adquirida no projeto, e eu apenas aperfeiçoei a técnica deles”, disse Odenilson.

Hoje, em Boa Vista do Ramos, acontecem torneios na cidade e entre cidades vizinhas, e tudo isso porque houve o incentivo ao esporte alguns anos atrás. “Agradeço muito ao Adriano, Rivaldo e Lene, que foram os fundadores do projeto Vôlei futuro, e agora estamos representando bem o nosso Município”, ressalta.

A final feminina do vôlei de praia foi entre as duas equipes femininas do Recanto da criança, que vem dominando a modalidade nos Jogos Escolares desde 2015. As vencedoras foram Lorena Fernandes e Larissa Monteiro, que agora pensam nos Jogos da Juventude. “Participei no ano passado, mas foi na Paraíba, e ventava muito, então sofremos. Este ano, esperamos ir melhor, porque será em Brasília, com pouco vento”, disse Lorena.

Aquathlon

Na manhã de sexta-feira, 28, também aconteceu a inédita competição de aquathlon nos Jogos Escolares do Amazonas. A prova foi realizada no Clube do Trabalhador – Sesi, e missão dos alunos-atletas era nadar 300 metros e correr 1.500 metros, na sequência, até a linha de chegada. O grande vencedor da competição foi Rainer Simas Lopes, da Escola Municipal Antônia Pereira da Silva, do bairro Santa Etelvina, que completou a prova em 11 minutos e 16 segundos. No feminino, a vencedora foi Francisca Silva, da Escola Estadual Pedro Câmara, com o tempo de 18 minutos.

O campeão da prova, Rainer Lopes, 16, conta quais são os seus objetivos para este ano. “Minha preparação está sendo feita para a Copa Brasil, em outubro, que é a que classifica para o Mundial, essa é minha principal meta. Mas queria representar a minha escola no Jea’s, então vim, e fiquei muito feliz por ter ganhado”, disse.

Rainer vem se dedicando ao triathlon e, após vencer os Jogos Escolares, visa conquistas cada vez maiores. “Após o Brasileiro de triathlon, que disputei de Palmas (TO), eu recebi um convite para ir treinar no Sesi-SP, uma das melhores equipes do Brasil, e eu aceitei, então, estamos marcando a data para eu ir, porque quero ser triatleta profissional, e preciso me dedicar muito para isso”, ressalta. E, mesmo tendo que deixar Manaus, Rainer afirma que está decidido a ir treinar em São Paulo. “Se eu quero isso, vou lutar até o final agora”, completa.

Basquete 3x3

No ginásio Ninimberg Guerra, também foi a vez do basquete 3x3 ganhar espaço de forma inédita nos Jogos Escolares, e os grandes destaques do evento foram as equipes do Centro Educacional Adalberto Valle, que venceram as competições, tanto no infantil quanto no juvenil masculino. Já no feminino, as campeãs do juvenil foram as representantes da Escola Estadual Sebastiana Braga. Na manhã deste sábado, será a vez das equipes finalistas do basquete 5x5 entrar em quadra, a partir de 9h30, para decidirem os campeões, que irão aos Jogos da Juventude.

O técnico das equipes campeãs, Bruno Parente, falou do saldo final de suas equipes no basquete 3x3. “A expectativa foi alcançada, o Adalberto Valle veio mesmo para conquistar o título, e viremos com essa mesma disposição para jogar a final do 5x5, que será contra o La salle, tanto no infantil como no juvenil”, destaca.

Bruno explica que o Adalberto Valle incentiva bastante os esportes, daí os resultados expressivos das equipes. “Desde 2008, o Adalberto Valle está nos pódios dos Jea’s. Os alunos estudam e treinam na escola todos os dias, inclusive aos sábados”, ressalta.