Publicidade
Esportes
Craque

Arena Castelão, em Fortaleza (CE), deve ser entregue em dezembro

Aldo Rebelo visitou a arena na manhã desta terça (6.11). Segundo ele, Dilma Rousseff manifestou interesse em participar da entrega do estádio, prevista para dezembro 06/11/2012 às 18:17
Show 1
Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
--- ---

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou as obras da Arena Castelão, em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (06.11) e destacou o avanço dos trabalhos e o legado resultante das intervenções que estão sendo realizadas na capital cearense.

A entrega da arena está prevista para dezembro, com a presença, segundo o ministro, da presidenta da República, Dilma Rousseff.

“Com este estádio, o Centro de Convenções, as obras de infraestrutura, a ampliação do parque hoteleiro, com tudo isso Fortaleza será referência do calendário mundial de eventos esportivos e não esportivos. Eu estarei aqui em dezembro, junto com a presidenta, que confirmou e faz questão de estar aqui também”, disse.

Aldo foi acompanhado do ex-treinador da Seleção Brasileira e consultor informal do ministério, Luiz Felipe Scolari, do secretário nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social, Afonso Barbosa, do governador do Ceará, Cid Gomes, do secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, e de autoridades locais. Eles visitaram o Espaço Cultural Etevaldo Nogueira e percorreram o estádio.

O governador Cid Gomes ressaltou a ausência de acidentes graves ao longo da obra e informou que a data da entrega será em 18 ou 19 de dezembro.

“A presidenta Dilma estará fora do país no dia 15, por isso adiamos alguns dias para que ela possa participar da festa”, afirmou.

“Parabéns pelo passo à frente que vocês deram. A gente fica feliz. Observei as obras e vejo que possivelmente será palco de ótimos jogos e de uma boa imagem de Fortaleza lá fora e aqui dentro”, disse Felipão, na coletiva após a visita.

Certificados

A comitiva participou da entrega de certificados de conclusão do curso de capacitação de operários sobre assentamento de azulejo, ladrilhos e acabamentos.

“Meu sonho está realizado, que é ser um profissional. Agradeço a todos vocês pela oportunidade”, disse Francisco Xavier, trabalhador que participou da qualificação.

O secretário especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa, falou da diversidade de trabalhadores na reforma do Castelão. “São quase 70 mulheres, temos pessoas com deficiência e também ex-jogadores, como Mirandinha, primeiro cearense a jogar na seleção brasileira. É um grande orgulho para nós”, disse.

Obra

O estádio receberá três jogos da Copa das Confederações FIFA 2013 e outros seis do Mundial de 2014. Conforme relatório do consórcio responsável pela obra, a arena fechou o mês de outubro com 92,83% do trabalho concluído.

As cadeiras já começaram a ser instaladas nas arquibancadas. Os assentos têm um tom esverdeado e possuem tecnologia que evita a propagação de chamas, sendo mais resistentes contra impactos. O campo já recebeu a drenagem e as camadas de brita e areia. O próximo passo é o plantio da grama, que começa neste mês.

A montagem da carenagem (estrutura metálica que envolve o estádio) será concluída em novembro e receberá a “pele de vidro” prevista no projeto arquitetônico. Ainda este mês, a colocação das telhas na cobertura será finalizada.

Com capacidade para mais de 60 mil pessoas, o projeto está orçado em R$ 518,6 milhões, que incluem as transformações do estádio e do entorno - como a construção da praça de acesso de 57 mil metros quadrados e estacionamento coberto para 1.900 veículos -  e a operação do estádio por oito anos.