Publicidade
Esportes
Craque

Atleta do Amazonas conquista ouro no Brasileiro de Luta Olímpica

Desta vez, brilhou a estrela de  Yuri Fernandes, 19,  medalha de ouro na categoria estilo livre até 55kg no evento nacional em Tapiratiba, interior de São Paulo 24/04/2012 às 12:54
Show 1
Yuri Fernandes: ouro para o Amazonas
Jhonny Lima Manaus

Mais um amazonense é destaque no esporte. Desta vez, brilhou a estrela de  Yuri Fernandes, 19,  medalha de ouro na categoria estilo livre até 55kg no Campeonato Brasileiro Júnior de Luta Olímpica. O evento aconteceu no último fim de semana em Tapiratiba, interior de São Paulo.

Discípulo do professor Alex Taveira, da academia Emporium/Santa Etelvina, o jovem atleta teve  duas semanas de treinos antes da competição, chancelada pela Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), A conquista veio após três vitórias.

Vencer o paulista Uziel Correia, atual campeão no estilo greco-romano não foi fácil para Yuri, pois ambos também lutam jiu-jítsu. “O meu adversário era muito forte. Não sei de onde tirei forças, mas valeu a pena”, declarou o vencedor, que é faixa preta da “arte suave” e teve ajuda do mestre para custear as despesas com passagem de avião e alimentação.

Praticando há dois anos a luta olímpica, Yuri já é o bicampeão brasileiro júnior e vice na categoria cadete (2010). Devido ao bom desempenho nas lutas, foi escolhido o destaque do Brasileiro de 2010. Ele é o atual campeão amazonense da modalidade.

Bolsa-Atleta Federal

O mestre explica que a mudança do jiu-jítsu para a luta olímpica pode dar uma guinada na carreira de Yuri, já que ele pode entrar no programa Bolsa-Atleta do Governo Federal. “Ele tem muito potencial”, afirma Alex Taveira.