Publicidade
Esportes
Craque

Atleta do Amazonas vai participar do Pan-Americano de Jiu-Jitsu

O atleta viajou na madrugada de hoje para competir no Pan-Americano, em São Paulo, que começa hoje e vai até domingo 19/10/2012 às 12:23
Show 1
Samuel Aguiar (de preto) começou apenas por brincadeira e hoje coleciona medalhas para sua galeria
Aline Cabral Manaus

Com apenas 17 anos, Samuel Aguiar sonha em conquistar mais um título no jiu-jítsu. O atleta viajou na madrugada de hoje para competir no Pan-Americano, em São Paulo, que começa hoje e vai até domingo.

O atleta amazonense conta que não é a primeira vez que viaja, mas que a ansiedade continua a mesma. “Apesar de não ser a primeira vez, continuo um pouco nervoso. Eu penso assim, se o atleta vai muito confiante pode se decepcionar, mas se for meio a meio com garra ele conquista o título”.

Com 97 medalhas conquistadas em três anos e meio de treinos no esporte, Samuel busca mais duas medalhas de ouro para a sua galeria: a de Campeão Pan-Americano nas categorias peso de 84 kg e absoluto. “Conquistar títulos fora do Estado sempre ajuda, pois podemos conseguir patrocínio. No início essa questão era muito complicada, pois nem todos acreditam no seu trabalho”.

O faixa azul da academia Nova União, da Aparecida, começou o esporte por diversão e o interesse veio apenas por conta dos amigos. “No início foi por brincadeira e a coisa foi ficando séria quando passei a entrar nas competições. Quando eu vi já estava completamente envolvido com o esporte”, contou ele, que sonha em ser atleta profissional e entrar para a faculdade de educação física.

Feras
Atletas do projeto social Feras do Jiu-jítsu também participam do 6º Campeonato Pan-Americano. Kevin Lima, 14, da categoria leve, e Luis Paulo, 14, da categoria leve, competirão no domingo, representando o Amazonas e o Projeto Social Feras do Jiu-Jítsu.

Os atletas são de origem humilde e treinam o esporte por meio de um terraço improvisado na Zona Norte. A Polícia Civil do Amazonas desenvolve há um ano e meio, por meio da Força Especial de Resgate e Assalto (F.E.R.A), o projeto social voltado ao treinamento de crianças  no jiu-jítsu.