Publicidade
Esportes
Craque

Atleta do interior é uma das favoritas no Amazonense de Triatlo

A terceira etapa da competição acontecerá no sábado (17), a partir das 7h30 15/11/2012 às 11:40
Show 1
Sumaya Reis participará da 3ª etapa do Campeonato Amazonense de Triatlo
Jornal A Crítica Manaus

Sumaya Reis enfrentou 1.199 km para vir de Santo Antônio do Içá, interior do Amazonas, para chegar a Manaus e tentar realizar um sonho: ser tão grande quanto sua maior inspiração, a atleta Jéssica Santos, atual tetracampeã brasileira de aquathlon. E neste sábado, pela primeira vez, a jovem terá a chance de seguir os passos do ídolo e se destacar na 3ª Etapa do Campeonato Amazonense de Triatlo, que acontece na Ponta Negra, a partir das 7h30.

“Quando morava no interior sempre recebia notícia da Jéssica, ficava impressionada e muito feliz com seus resultados. Isso me impulsionou e foi a partir daí que desejei vir para Manaus e tentar crescer no esporte. Aqui, já encontrei com ela (Jéssica Santos) e recebi várias dicas, principalmente de natação”, conta Sumaya, que para chegar à capital teve que enfrentar três dias de barcos. Entretanto, isso parece ter sido fichinha à frente de suas outras dificuldades, como se acostumar a morar sozinha aos 16 anos de idade e aprender a andar pela “cidade grande”.

“Cheguei aqui em fevereiro e o meu começo foi muito difícil. Apesar de vir morar na Vila Olímpica, e ter alimentação todos os dias, fiquei semanas sem ir escola (a garota estuda no colégio Solon de Lucena) pois não conseguia pegar o ônibus certo”, conta a atleta, que recebe mensalmente, de sua família, uma mesada entre R$ 50 a R$ 200.

Para o Amazonense de Triatlo, Sumaya teve que se adaptar a piscina e está fazendo aulas desde setembro, sempre por duas horas. Além disso, todos os finais de semana ela é “raptada” por seu técnico, Márcio Soares para treinar no rio Negro.

“A Sumaya não nadava quase nada e teve que melhorar tecnicamente na natação. No interior ela já fazia bike e corrida, então precisou só de alguns toques. Mas, o que mais ajuda é a dedicação. Acredito que ela fique entre terceiro e quinto lugar no estadual”, diz Márcio.